Vou me casar: qual o traje ideal?

Veja as opções de trajes para o noivo

Com os preparativos a mil, a prioridade sempre é o vestido de noiva, certo? Contudo, o que a noiva precisa lembrar é que às vezes o noivo precisa de uma ajudinha para escolher seu terno para estar mais lindo e elegante no grande dia.

O terno do noivo precisa estar de acordo com o tipo físico e o estilo do noivo, além de combinar com o vestido da noiva e o tipo, horário e local da cerimônia. E quem está por dentro de tudo isso, geralmente, é a noiva.

Smoking

É composto de paletó preto com lapela acetinada e calça também preta com faixa em cetim. A gravata é tradicionalmente borboleta, mas ultimamente alguns homens mais modernos têm usado uma gravata normal modelo slim, preta.

Usado apenas para festas black-tie glamorosa (quando a festa é black-tie, o traje deve ser especificado no convite e significa resumidamente smoling para os homens e vestidos longos para as mulheres).

Fraque

O paletó grafite com cauda longa, que deve ser usado abotoado, sobrepõe um colete cinza sobre uma camisa branca, nunca com botões no colarinho e sempre fechado no punho com abotoadura. A calça também deve ser em tecido risca de giz.

É um traje para casamentos formais. Não combinam com festas informais. Noivos com menos de 1,72 m de altura devem evitar o fraque porque o comprimento do paletó com cauda pode dar a impressão de achatamento.

Meio-fraque

É igual ao fraque, porém com paletó e sem a calda.

Traje menos formal. Deve ser evitado por noivos, não é considerado tão elegante. Se você quer algo mais informal do que o fraque, vá para o terno.

Terno

É composto por calça, paletó e colete. O noivo não deve abrir mão do costume, como o terno também é chamado, isso faz com que ele se diferencie dos demais convidados.

Opção menos formal e mais moderna. A dica é fazer sob medida e ter um belo terno impecável no corpo e que poderá ser usado muitas vezes pela vida. Ternos também são melhores opções para casamentos diurnos.

Casaca

Casaca é um traje usado em casamentos da nobreza. Paletó preto curto na frente e com cauda longa, bipartido atrás. Calça no mesmo tecido e cor e camisa branca com colarinho alto. Pode-se usar a casaca com colete e plastron (gravata de cetim ou seda amarrada como se fosse um lenço, com um alfinete-joia presa no meio do laço), ou faixa e borboleta.

Evite

– Gravatas berrantes e largas;

– Gravatas que ultrapassem a linha do cinto;

– Relógio esportivo;

– Meias brancas e mais curtas. Se você sentar e sua perna ficar à mostra é porque você precisa de uma meia mais longa;

– Sapatos com solado em borracha.