Unhas encravadas: quais os tratamentos mais recomendados para os homens?

Saiba como tratar das unhas encravadas, um mal que afeta muitos homens.

A unha encravada ocorre quando a borda da unha cresce e entra na pele do dedo. Podendo haver dor, vermelhidão e inchaço ao redor da unha.

Há várias derivações para a causa da unha encravada, mas as mais comuns são: uso de sapatos inadequados – quando ocorre uma pressão extra na unha – e unhas não cortadas corretamente – cortadas muito curtas ou as bordas são arredondas em vez de retas.

Todavia, como posso tratar desse mal? Primeiro, se você tiver diabetes, dano ao nervo do pé ou da perna, má circulação sanguínea no pé ou infecção ao redor da unha, procure um médico imediatamente. Tratamentos caseiros, para as condições citadas, não são recomendáveis.

O tratamento varia da caso para caso. Alguns casos mais amenos podem ser feitos em casa: levantar o canto da unha que está encravada, inserindo um pequeno pedaço de algodão ou gaze no local, para tentar desencravar a unha, com a ajuda de alguma solução estéril para desinfetar o local (não queremos piorar o local).

Entretanto, quando a região da pele ficar muito avermelhada, inchada ou com pus, o problema pede uma pomada antibiótica prescrita pelo médico ou às vezes um pedido de uma pequena cirurgia para a retirada da unha encravada será necessária.

Use sapatos confortáveis, eles podem oferecer bastante espaço ao redor dos dedos, o que serve também para os tênis de corrida e caminhada breves. O uso de sandálias, chinelos, calçados abertos em geral, também são fatores que ajudam no tratamento da unha encravada ou até mesmo para prevenção da mesma.

Também não pode se deixar de lado que sempre deve cortar as unhas em formato reto e nunca arredonda (como citado à cima), visto que unhas mais redondas possuem maior facilidade de encravarem.