Tênis de basquete: como incrementar no look?

Aprenda a combinar os famosos tênis de cano alto em suas roupas cotidianas

Os mais jovens talvez não saibam, mas o modelo de calçado cano alto veio de décadas anteriores. Ele teve um destaque ainda nos anos 80 quando a linha All Star da marca Converse era a sensação na época. Inclusive faz parte do uniforme oficial dos jogadores de basquete por longos anos.

O “tênis de basquete” foi adaptado pela indústria e hoje ele é usado por diferentes tribos, ganhou opções voltadas para as ruas. Dessa forma, o mercado apresenta um mix de cores e estilos desse modelo. Desde o mais discretos aos mais despojados. Diversidades de estampas, cores e tecidos.

Apesar de ser uma escolha, de certa forma, ousada por si só, ele ainda permite que você ouse também nas escolhas de combinações. Mesmo sendo mais informal, há inúmeras formas legais de se usar esse tênis, porém, existem dicas essenciais para você não pecar no look. Confere com a gente:

Com bermudas

Esse modelo, por ser mais despojado, não combina com shorts muito curtos. A bermuda na linha do joelho, mais larguinha ou bermuda cargo é uma ótima escolha. Eu aposto em cores mais descolas e roupas de marcas como vans, element, DGK, nessa pegada.

Com calças

Claro que a forma mais fácil de acertar é jogar um jeans e pronto, mas não se limite a isso. Calças em tons terrosos – que estão super em alta – e em tecidos diferentes como sarja estilo jogger permite você exibir todo seu bom gosto nos sapatos e nas caças. E bom, se for pra usar um jeans, por que não um jeans rasgado? Esse look vem com tudo, com camiseta clara e uma camisa xadrez amarrada na cintura então, é quase um clássico de estilo dos homens despojados.

Camisetas, camisas e casacos

Se você optar por uma bermuda ou calça mais básica, a dica é ousar aqui, pois esse tênis permite isso. Camisetas na vibe skatista/surfista, com estampas descontraídas, moletons bem estilo estudante. Camisetas oversized com barra abaulada ou as sleeveless – sem mangas – complementam o look perfeitamente, ainda mais combinadas com um tênis em cores mais chamativas.

Barra dobrada

Uma dica legal e que eu gosto muito, é usar a barra da calça dobrada quando usar os modelos mais “pequenos”, como os próprios modelos All Star. Com isso, você destacara seus pés de uma maneira sútil. A dica é apostar nas calças slim ou reta.

EVITE!

Apesar de muitos artistas e jogadores usarem em premiações e eventos, esse modelo dificilmente combina com trajes sociais e costumes. Mesmo existindo opções mais formais do modelo, é melhor limitá-lo a look mais casuais, ou seja, nada sair de terno, gravata ou calça social com um tênis desses por ai.