Tai Chi Chuan é para mim?

Veja mais sobre essa arte marcial milenar para melhora da saúde vital

Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa, porém também é considerada uma prática de meditação e movimento, que fortalece o corpo e a mente. Tai Chi Chuan é uma forma de entrar em contato consigo mesmo, de desenvolver seu potencial plenamente. É uma filosofia aplicada, que se aprende através do movimento. Além de ser uma prática de saúde, que pode oferecer bem estar e relaxamento em meio à vida agitada e ao turbilhão que estão imersos.

Em 1644, após a queda da dinastia Ming, Chen Wangting – um general daquela dinastia – tinha conhecimentos marciais vindos do general Qi Jiguang, com conhecimentos Taoístas de Chi Kung – circulação de energia e preservação da saúde. Com a queda da dinastia, Chen Wangting deixou o exército e voltou ao seu vilarejo natal. Assim, criou o Tai Chi Chuan, que foi ensinado aos seus descendentes.

Todo exercício que tenha sido elaborado para promover a circulação da energia vital no corpo, pode ser chamado de Chi Kung. Os movimentos do Tai Chi Chuan são realizados segundos os princípios do Chi Kung. Os movimentos em espiral, comandados pelo centro do corpo, direcionam a energia do centro para as mãos e para os pés, e de volta ao centro, posteriormente.

Isso porque o Tai Chi Chuan pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde e bem estar, pois foi concebido baseado em práticas que preservam a vitalidade e respeitam os preceitos da medicina chinesa. Atualmente, várias pesquisas indicam que o Tai Chi Chuan melhora o equilíbrio, a avaliação subjetiva da qualidade do sono e as funções físicas e imunológicas em geral. Além disso, é eficaz para redução do estresse e melhora a qualidade de vida, podendo ajudar a tratar de sintomas de déficit cardíaco e controlando a dor causada por atrite e fibromialgia.

Sendo benéfico para todas as idades e condicionamentos, o Tai Chi Chuan fortalece a saúde e promove a vitalidade, ainda mais em quem já tem uma boa saúde. Exatamente como estimado desde a sua criação, a arte da longa vida.