Suco detox: como injetar mais nutrientes para o consumo diário?

Veja os benefícios do suco detox ao consumo diário

Em consequência do dia a dia do século XXI, a má alimentação acaba sendo um dos grandes problemas da atualidade. Indo para fast-foods ou comendo comidas industrializadas devido à falta de tempo, os níveis corporais de toxinas são gradativamente aumentados até chegarem a um número limite.

Ainda somos expostos diariamente à poluição, tomamos vários medicamentos e nossos alimentos “naturais” estão repletos de agrotóxicos. O resultado final não é nada bom. A soma de todas essas toxinas atrapalha o funcionamento normal do nosso organismo, além de sobrecarregá-lo.

Veja abaixo mais informações sobre o tema, com a nutricioniosta Sofia Sesti.

O que é o suco detox?

São chamados sucos detox preparações elaboradas com combinações de frutas, hortaliças e algumas especiarias, resultando em sucos coloridos e com funções variadas.

Não gosto do termo detox  pois passa a falsa ideia de que eles “limpam” nosso organismo, e isso não procede.

Quais são seus benefícios? É eficaz?

A mídia, principalmente a enxurrada de blogueiras fitness, acompanhadas de um jornalismo leigo vendem, na internet e em revistas, a idéia de que estes sucos são milagrosos.

Para falarmos de eficácia, primeiramente precisamos considerar o que esperamos de um simples suco? Se a resposta for rejuvenescimento ou retirar todos os agentes nocivos (radicais livres) acumulados pelo nosso metabolismo e por uma dieta inadequada, ou ainda, emagrecer, a resposta é não!

Um suco é apenas um suco, porém se ele for feito com ingredientes saudáveis como os populares sucos verdes, eles vão fazer muito bem para a saúde. A associação de folhas verdes com frutas cítricas aumenta a absorção de ferro, predispõe à produção de colágeno e ainda auxiliam o funcionamento intestinal.

O importante é ter em mente que estes sucos são coadjuvantes de uma dieta saudável e que essa combinação é o que faz bem para a saúde. Não vale  beber um suco especialmente elaborado se o objetivo for “limpar” o organismo dos excessos alimentares do dia anterior. A inclusão deles deverá ser feita diariamente, geralmente recomendado pela manhã ou após exercícios e associado à refeições leves ao longo do dia.

Possui algum malefício?

Dependendo das combinações pode fazer mal para saúde.

Por exemplo, a inclusão de uma quantidade muito grande de frutas (3 tipos diferentes) pode elevar a glicemia e ainda contribuir para ganho de peso; a adição de gengibre em grande quantidade pode dar dor de estômago.

Agora o alerta maior deve ser dado às pessoas com distúrbios de coagulação ou ainda em dietas com quantidade controlada de potássio. Nesses casos é contra-indiciado absolutamente o suco verde.

 O corpo precisa mesmo de uma ação detox pela dieta?

Nosso corpo é capaz de produzir o efeito detox que precisamos. Como falei, esses sucos são válidos, pois é uma forma de ingerir alimentos saudáveis,que ajudam no funcionamento intestinal, muitas combinações podem ter um efeito diurético, mas como parte de uma dieta saudável e não com ação terapêutica.

 Como saber se o suco detox é bom para mim?

Se não possui nenhum problema de saúde, praticamente todos os sucos ditos detox farão bem. O mais indicado é verificar sua necessidade (retenção de líquidos, constipação, hidratação e reposição de eletrólitos) e harmonizar os ingredientes sem exceder nenhum deles.

Sugestão para montar seu suco:

  • 1 tipo de folha (ex.: 1 folha de couve, 1 xícara de chá de agrião)
  • 1 porção de fruta (ex.:2 rodelas de abacaxi ou 1 rodela de abacaxi+ ½ maçã verde com casca ou suco de 1 laranja)
  • Hortelã
  • Gengibre ( o equivalente à 1 moeda de 5 centavos) ou canela em pó (1/2 c. café)
  • 300ml de água (ou  ex.: 200ml de água + 100ml de água de coco)