Separação: separei-me, e agora?

Parece ser o fim do mundo, mas não é, confira o que fazer depois dessa decisão

O processo da separação é doloroso, e até traumático para muitas pessoas. Seguir a vida após o termino de uma relação muito forte e duradoura é difícil. A ruptura de uma vida de planos e sonhos nos faz refletir a respeito de tudo que fizemos e conquistamos, e pensar como será daqui para frente. Para alguns é um alivio romper a relação e seguir em frente, mas para outros pode ser devastador e até levar a depressão.

Sabemos que cada caso é um caso, e que uma série de motivos levou o casal a essa decisão, mas depois de um acordo entre as partes a vida deve ser retomada as poucos, mas o que fazer depois da separação?

Aceitação: esse deve ser o primeiro passo, entender e aceitar que aquela relação acabou lhe ajudará a seguir em frente. Tente construir uma nova relação de respeito com seu ex, no caso de terem filhos isso será fundamental no processo de adaptação deles. Não fique paranoico atrás dele ou dela, entenda que o compromisso amoroso não existe mais.

Suas coisas, minhas coisas: bens materiais, roupas, objetos, tudo que for de um dos dois deve ir com ele, isso evita recordações e encontros inesperados. Redecore um ambiente, ou mude os móveis de lugar caso lhe faça lembrar-se de coisas que devem ser deixadas para lá.

Individualidade: depois de muito tempo com um companheiro até estranhamos quando ficamos sozinhos ou não precisamos dar satisfação para ninguém. Aproveite esse tempo para fazer coisas novas ou retomar antigos projetos, invista em si mesmo e em suas prioridades.

Horas difíceis: sempre existirá aquele momento que a tristeza vai bater, mas não se apavore. Converse com um familiar ou amigo, desabafar e compartilhar ajuda a organizar a cabeça e alivia a dor.

Novo relacionamento: essa hora vai chegar. Não se feche para o mundo e não pense que acontecerá tudo de novo. Todos amadureceram e aprendem com cada relacionamento, pense que você cresceu e quando se sentir pronto abra seu coração para novas pessoas.