Seguro Viagem: como funciona para viajar para o exterior com tranquilidade?

Veja como planejar sua viagem ao exterior sem problema algum

Durante um planejamento de viagem, você busca por opções de hospedagem, passeios, restaurantes, bares, lojas para fazer compras e tudo para fazer em um determinado destino. Já durante a viagem, quer aproveitar todos estes locais da melhor maneira, mas isso só é possível se não tiver nenhum contratempo. Assim, a contratação de um Seguro Viagem é imprescindível se você quer ter mais tranquilidade para aproveitar toda a sua viagem.

O Seguro Viagem é um serviço que as corretoras e operadoras de turismo vendem ao turista que viaja para fora do país. Se você tiver interesse, saiba que pode contratá-lo à parte ou incluí-lo no valor do pacote de viagens – apenas pergunte quanto eles cobram por isso.

Quando você compra o Seguro Viagem, é importante conhecer as coberturas que ele tem. Existem quase 30 para, por exemplo, serviços médicos e odontológicos, extravio de bagagem e hospedagem dos familiares no caso de internação de um dos membros da família. Todos pagos pela seguradora.

As coberturas do seguro são divididas em dois tipos: assistências, em que o plano cobre todas as despesas; e auxílios, que são valores de serviços reembolsados pela empresa quando o turista volta de viagem. No caso do reembolso, a empresa pode até pagar todo o valor gasto ou parte dele.

Os países europeus que assinam o Acordo de Schengen exigem que se comprove na entrada a contratação de um seguro de viagem com cobertura de pelo menos 30 mil euros. Como lá uma consulta custa no mínimo 300 euros, a exigência até faz sentido.

Os preços do seguro também variam se a viagem for para lazer, negócios, estudo ou visitas a parentes. Visto que o mais caro costuma ser o seguro de lazer, principalmente quando existe a prática de esportes de aventura, que traz mais riscos. Por isso, seja sempre honesto na assinatura do contrato. Isso porque se esconder informações, talvez possa ter problemas para ser reembolsado caso precise.

Apesar de existirem diferenças entre os tipos de viagem, os preços do Seguro Viagem ficam entre R$ 50 e R$ 150 por pessoa. Esse custo pode entrar no pacote no caso das agências de viagem ou ser pago à parte para o corretor.

Faça já seu Seguro Viagem.