Saúde em dia: confira um pouco sobre a maratona dos principais alimentos funcionais

Confira os principais alimentos funcionais, além dos benefícios básicos de cada um

Os alimentos funcionais são conhecidos por oferecer benefícios à saúde. Estes benefícios estão acima da nutrição corporal.

Além de vitaminas, minerais e fibras, eles contêm compostos bioativos que ajudam na mesma prevenção de doenças e na diminuição de fatores prejudiciais ao organismo, o que fortalece o sistema imunológico. Cada alimento tem seu composto, por isso criar uma maratona semanal explicando os benefícios de cada um ajuda a compreender melhor suas funções na nutrição.

Confira quais são os alimentos funcionais:

Linhaça: além de ser boa fonte de proteína e fibras, a linhaça é uma das principais fontes de ômega. Contém lignanas, que protegem o coração e diminuem os níveis de colesterol.

Feijões: o feijão, independente do tipo, é rico em fibras, amido, ferro e compostos antioxidantes. Proporciona saciedade, auxilia no trânsito intestinal, combate a anemia e a pressão alta, além de favorecer a recuperar muscular.

Frutas cítricas: frutas como laranja, limão, abacaxi, caju e acerola são boas fontes de vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, elas promovem a diminuição do cortisol, hormônio do estresse.

Chá verde: além do efeito termogênico, o chá verde possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Ele contém um antioxidante natural chamado polifenol, que atua na prevenção de certos tipos de câncer e na redução dos níveis de colesterol.

Azeite extravirgem de oliva: fonte de vitaminas e compostos fenólicos, que são antioxidantes que protegem as células dos radicais livres. O azeite de oliva impede o acúmulo de gordura abdominal, protege o coração e o cérebro, facilita a digestão e atua na diminuição do colesterol e pressão alta.

Alho: o consumo de alho cru duas vezes por semana reduz o risco de se desenvolver câncer de pulmão. Também é indicado no combate de artrose, é potente antibiótico contra certas bactérias das infecções intestinais, um excelente antioxidante, atua contra gripe e como regulador do açúcar no sangue.

Frutas vermelhas e roxas: ricas em polifenol, elas ajudam a manter a saúde do sistema cardiovascular e atuam no combate ao câncer.

Chia: rica em ômega 3, fibras solúveis e insolúveis, cálcio, proteína, ferro e magnésio, a chia facilita a digestão ao mesmo tempo que promove sensação de saciedade. Também atua na desintoxicação do corpo, no controle do colesterol e da glicemia e age contra o envelhecimento.

Peixes: reduzem o colesterol e contêm a ação anti-inflamatória. São indispensáveis para o desenvolvimento do cérebro e da retina de recém-nascidos. São ricos em ômega 3, que previne doenças cardiovasculares. Diminui inflamação, diminui a depressão, melhora o sono.

Tomate: rico em licopeno, o alimento é um potente antioxidante, que elimina as toxinas do corpo e ajuda a proteger o organismo de diversas doenças, como as cardíacas. Além de reduzir o risco de câncer de próstata.