Saúde dos dentes: como manter um sorriso saudável?

Quer ter o sorriso de cinema?

O sorriso de cinema se consegue incluindo alguns cuidados que já conhecemos como a higienização bucal adequada por meio da escovação diária, uso de fio dental e enxaguante – quando indicado pelo dentista; visita regular ao dentista.

O que você talvez não saiba é que há técnicas ainda mais simples que podem ajudam você a ter um sorriso saudável perfeita que encantará a todos.

Canudinho para sucos cítricos refrigerantes

Segunda em estudo da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, os sucos cítricos como os de abacaxi, limão e laranja, devido ao seu alto teor de acidez, causam o desgaste do esmalte do dente em até 80%. Se você ama estes tipos de suco, e eles não devem ser tirados de sua alimentação, a dica para evitar este impacto nos dentes é tomá-los de canudinho, pois desta forma o líquido é empurrado direto para garganta, evitando toda a acidez fique em contato com os dentes.

Porém, se não tiver acesso ao canudinho na hora de tomar estes sucos, enxague a boca com água logo após consumi-los; isso ajudará a minimizar a acidez na boca. A mesmo aplica-se aos refrigerantes, apesar de que este o melhor é cortá-lo do cardápio.

Abuse da vitamina C

Não despreze as fontes de vitamina C, como frutas (goiaba, acerola, caju, morango), legumes (pimentão, tomate) e vegetais folhosos crus (brócolis, couve-flor, couve). A vitamina C participa da formação de colágeno e cicatrização dos tecidos, que é componente fundamental para a saúde das gengivas.

Cuidado com o peso

A Unicamp em parceria com o Instituto Forsyth, realizou uma pesquisa que identificou uma forte ligação entre as bactérias da boca e a obesidade. Na pesquisa foram analisadas 313 mulheres com sobrepeso ou obesidade nível 1. Em 98% delas foram encontradas em grande quantidade de bactéria Selenomonas noxia, que é comum em pacientes com periodontite.

Somente escove os dentes três vezes ao dia

Ao contrário do que se pensa não se faz necessário escovar os dentes diversas vezes por dia. O recomendado e apropriado são três escovações por dia aos as refeições. Você sabia que o ciclo bacteriano se renova a cada 12 horas dentro da boca, o que permitiria os dentes serem escovados apena duas vezes ao dia? Porém, não vamos nos empolgar, pois ela só vale se cada escovação for feita de forma completa.

Fale, fale, fale

Mais fácil de todas as dicas. Segundo especialistas, falar ajuda a manter a boca limpa, pois contribui para a produção de saliva, principal inimiga das bactérias bucais.

Beije, beije e beije na boca

Beijar na boca faz bem à saúde de uma forma geral. Beijar estimula a salivação, o que é um auxilio no combate às cáries.

 

Com essas dicas simples será possível conseguir o tão desejado sorriso saudável e perfeito.