Sandália, tênis, alpargata ou coturno?

Veja qual opção é mais viável para montar looks elegantes e sofisticados

A busca pela elegância, da satisfação com um bom look, faz que os homens fiquem em dúvida sobre como combinar a produção com o tipo de calçado, ainda mais os que são tendências no mundo da moda, e os locais que são mais apropriados para o uso.

Sandália

As altas temperaturas têm deixado as pessoas malucas atrás de peças que reduzam a sensação de calor. Para as mulheres, as opções são maiores, tanto nas roupas quanto nos calçados. Já para os rapazes, as alternativas são limitadas e fica difícil driblar o calor.

Atualmente, as sandálias estão vindo mais modernas, como é o exemplo do modelo gladiador, que foi vista nas passarelas e podem ser usadas com looks mais fashionistas. O mais importante a se destacar, é que a proposta continua restrita aos momentos de lazer. Isso porque é o auge da descontração, não é bem-vindo em escritórios em geral. Essas opções podem até passar em ambientes de trabalho mais caseiros, como internet, videoprodutora ou agências de publicidade, mas ainda assim não pega muito bem.

Contudo, quando o assunto é passeio, elas estão liberadas. São perfeitas para conseguir aguentar o calor brasileiro, é bom por os dedos de fora. E possuem uma variada opção: os moderninhos, os desleixados, normcore e mais fashion. É calçado de lazer, de balada e para aqueles passeios com amigos no shopping, no barzinho, clubes ou uma compra na farmácia. A peça mais casual que tem.

Tênis

O tênis é o tipo de calçado que, apesar de informal, consegue fazer parte não só de visuais mais descolados, mas também de combinações e ocasiões mais sérias. Ou seja, é viável usá-lo tanto em um jantar como na balada, só que você precisará estar atento ao modelo.

Primeiro ponto: tênis de corrida é tênis de CORRIDA. Não o misture com a roupa que você vai usar para sair com a namorada ou para a balada com os amigos. Use-o apenas na hora que for fazer alguma atividade física.

No caso de montar o visual para um jantar, um tênis mais sóbrio cai bem. Sobriedade aqui tem a ver com cores discretas, modelos sem muita invenção e tênis mais baixos. Eles combinam melhor com camisa, blazer, gravata, suéter, calça ajustada e outras peças desse estilo.

O tênis de cano alto é uma boa escolha para completar um visual bastante descolado. Jaquetas, camisas xadrez, camisetas mais largas, casaco versity… Todas essas peças ficam legais com esse tipo de tênis com modelagem informal. Bom para baladas e passeios alternativos.

Uma escolha inteligente na hora de comprar um tênis é apostar em um coringa, que possa servir tanto para a balada quanto para o jantar. Alguns modelos da New Balance geralmente preenchem esse requisito e se adaptam aos diferentes estilos de visual que irá montar.

Alpargata

As alpargatas masculinas são acessórios simples, mas que têm um efeito incrível no look como um todo. Podendo ser usadas com vários estilos de roupa, para muitos ambientes, a aquisição desse sapato deixa o dia a dia masculino menos óbvio, mesmo que ainda assim prático.

É aconselhado ao usar a alpargata masculina escolher looks mais simples e despojados, podendo ir desde a bermuda até a calça. Se você for usar uma camisa de botões, deixe um ou dois abertos. Quem gosta de um look mais formal, fica perfeita com alfaiataria masculina.

Seguem a mesma preocupação de local que as sandálias. É perfeita para o lazer, mas tem que ter cuidados em ambientes mais formais, para não acabar causando um desequilíbrio tanto no ambiente quanto na moda. Além disso, é perfeita para passeios diurnos, com a família ou com a parceria. Perfeita para os dias quentes da primavera-verão.

Coturno

É basicamente impossível encontrar um estilo que não combine com o coturno. Isso está tão evidente que ele deixou de ser um calçado exclusivo do inverno e ganhou a atenção durante o ano todo.

Existe atualmente no mercado uma infinidade de coturno para todos os gostos, com variações que estão presentes na altura do cano, cor, solado, material e outros detalhes desse calçado.

De moda geral, são bastante confortáveis e acrescentam ao estilo um ar mais alinhado, podendo variar do casual ao social.

Os menos ousados preferem usá-la por dentro da calça deixando assim uma aparência mais social. Dessa forma, o coturno pode ser usado até para compor um look esporte fino combinado com calça reta e camisa de botão. Uma peça perfeita para ser usada quando for para baladas, alguns tipos de jantares e passeios noturnos e, alguns, diurnos.

 

Qual das opções mais lhe agrada? Aposte!