RPG: entenda seus benefícios e quando iniciar

Entenda como funciona a RPG, além dos seus benefícios para a postura

Dores musculares, dificuldades de fazer alongamento e desvios de postura são características típicas de pessoas que vivem estressadas e não praticam atividade física regularmente. Muitas vezes, o jeito de sentar no trabalho, a forma de dormir, tensões ou maus hábitos são fatores de risco para o desenvolvimento de lesões musculares, problemas na coluna, joelhos, entre outros. Esses fatores prejudicam a saúde do sistema musculoesquelético.

Segundo a Fisioterapeuta Letícia Casagrande, da Clínica Gradual, Toledo (Paraná), uma das técnicas de fisioterapia mais utilizadas na atualidade para reeducação postural é a Reeducação Postural Global (RPG). “Criada por um fisioterapeuta francês na década de 80, a RPG é aplicada principalmente para tratar os músculos e corrigir problemas de postura. Além disso, é uma terapia alternativa para pessoas que buscam um melhor equilíbrio postural”.

O ser humano tem, aproximadamente, 639 músculos. São tecidos que participam de movimentos como andar, correr, respirar, em suma, das atividades mais triviais às mais complexas, como as contrações do coração, do intestino, entre outras. É importante compreender que o tipo de tecido que forma os músculos é caracterizado pela capacidade de contração e extensão.

Os músculos são estruturas que possuem elasticidade. “Porém, os músculos de pessoas com hábitos pouco saudáveis como o sedentarismo, ou que não cuidam da postura corporal vão perdendo a flexibilidade. As articulações e os ossos também são prejudicados”, comenta a doutora.

Sendo assim, é indicada, geralmente, nos seguintes casos:

– Hérnia de disco;

– Desvios da coluna (lordose, escoliose, cifose);

– Dores ou desvios nas articulações (joelhos, tornozelos, ombros);

– Terapia de apoio para doenças reumáticas como artrite, fibromialgia, etc.;

– Lesões causadas pelo esporte ou por cirurgias;

– Melhorar o sistema cardiorrespiratório;

– Fortalecer e melhorar a flexibilidade dos músculos;

– Auxiliar no tratamento de dores em geral.

No primeiro encontro com o paciente, são avaliadas setes zonas do corpo para identificar a causa da dor e da alteração postural. “É examinado cervical, a lombar, o quadril, os joelhos, os pés e os ombros, além de ser verificado o fluxo da respiração do paciente, detalhe que compromete radicalmente o equilíbrio postural da pessoa”, enfatiza.

É um método aplicado individualmente, por um fisioterapeuta habilitado, com exercícios de alongamento, alinhamento e coordenação motora. Um dos resultados mais importantes da RPG é que ensina o paciente a manter a postura adequada mesmo depois do término do tratamento.

O paciente deve manter uma sequência de exercícios para que ele obtenha resultados. Por isso, a Clínica Gradual oferece os melhores métodos para ajeitar a sua postura. Com profissional especializados, o tempo de tratamento varia de acordo com a necessidade de cada pessoa. As sessões duram em média uma hora. “O resultado é extremamente positivo. A terapia atua no sistema nervoso central, o que estimula a pessoa a manter a postura correta, evitando novos danos que comprometem o sistema musculoesquelético”, explica Letícia.

Faça uma visita à Clinica Gradual e marque já uma consulta para o tratamento de sua postura. Não espere o problema bater na porta ou piorar.

 

Clínica Gradual

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1974

Toledo, Paraná

(45) 3252-6010