Qual a idade ideal para iniciar musculação?

Veja quando iniciar a musculação

Em consequência do sonho de um corpo definido e perfeito, muitos jovens e adolescentes vêm adotando a musculação como parte de sua rotina. Porém, será que esse tipo de atividade física é realmente saudável em qualquer idade? Essa é uma constante preocupação dos pais. Qual a idade certa para iniciar musculação?

As pesquisas científicas derrubam cada vez mais mitos, como o de que a musculação para adolescentes prejudicam o desenvolvimento do jovem. Devido ao período chamado de estirão, pelo qual passam os adolescentes na fase de desenvolvimento, que acontece entre os 12 e 14 anos, é indicado que as garotas iniciem a musculação a partir dos 14 anos, e os garotos, já que possuem um período mais longe de crescimento, a partir dos 16 anos de idade.

Isso porque se começarem a praticar a musculação precocemente, podem ter uma maturidade esquelética precoce, afetando assim o crescimento. Além disso, quando começarem a praticar, devem ter o acompanhamento de um profissional, para evitar lesões nas articulações e também na coluna.

A musculação é um exercício físico muito poderoso, que com treino e muita dedicação pode modificar o corpo de uma pessoa, deixando definido ou mesmo proporcionando a hipertrofia, que é o aumento da massa muscular. No período da puberdade o metabolismo é mais acelerado e, por isso, é mais fácil perder peso.

Quanto à rotina de treinamentos, é importante ter o acompanhamento de um profissional para evitar exageros e exercícios errados. Certos exercícios, independente do tempo, podem gerar sobrecargas mecânicas para os quais o aparelho locomotor de adolescentes e mesmo de adultos não está preparado. De maneira geral, pessoas sem restrições e que tenham uma liberação médica, podem treinar de três vezes a cinco vezes na semana, variando o tempo de 45 a 90 minutos em média.

Além do mais, a musculação na adolescência pode ser ainda fundamental para prevenir a osteoporose no futuro. Contudo, é importante saber que não existe “poupança de osso”, ou seja, o exercício e a musculação devem ser feitos a vida toda, serem incorporados na rotina de vida. A densidade mineral óssea aumenta nesse período e se mantém até a terceira década. Há uma tendência de recomendar a musculação para adolescentes e reduzir a osteoporose na meia-idade, mas o princípio básico é: deve ser feito exercícios a vida toda.

Para que tudo possa dar certo, a Academia Elite Center, localizada em Toledo (PR), faz uma avaliação física. Assim você poderá saber os pesos que deve usar e qual tipo de treino é o ideal para você. Com um ambiente bem estruturado e com excelentes equipamentos, será passado um treino adequado de musculação, aliado a atividades aeróbicas. Ao contrário do que muita gente pensa, os exercícios de musculação, se bem orientados, não trazem prejuízo nenhum para os adolescentes, pelo contrário, muitos benefícios, já que a modalidade afasta os jovens do sedentarismo e os inserem em uma rotina mais saudável.

Faça já sua visita à Academia Elite Center e marque uma avaliação física. A musculação é essencial para quem deseja sair do sedentarismo e ganhar músculos tonificados.

 

Academia Elite Center

Av. Maripá, 5841

Toledo – PR

(45) 3254-2927