Qual a diferença entre Vintage e Retrô?

Diferenças entre o Vintage e o Retrô.

Uma dúvida grande é a diferença entre Vintage e Retrô. Por seus significados serem quase que iguais, muitas pessoas confundem qual é qual. Por isso, esclarecerei a diferença era o vintage e o retrô.

Vintage

Buscando o seu significado, primeiramente não está ligado à moda. Este nome é dado para boas colheitas de vinhos. Vint vem de vinho e age vem de idade. Ou seja, quando mais velho for o vinho, melhor.

Porém, o outro significado que é mais comum a todos, “vintage” pode significa uma peça velha (vestimentas, acessórios, calçados, mobiliários, decorativos, etc), mas de boa qualidade. São peças clássicas, antigas, como os jeans ou roupas copiadas de décadas anteriores, remetendo as décadas de 1920 a 1980.

São considerados “vintage” por pertencerem a um estilo de uma determinada época, sendo considerada “ultrapassada” na modernidade. E para encontrar esse tipo de “velharia”, os brechós são os lugares mais indicados para.

Retrô

Já “retrô” significa “para trás”, em outras palavras: uma releitura do passado, uma retrospectiva do que foi passado.

São peças, objetos ou tendências atuais, inspirados em temas antigos. Algumas peças que estão fora de moda, podem ser repaginadas com alguns elementos modernos. Por exemplo, uma televisão fabricada atualmente, porém com alguns detalhes da década de 60.

Vintage é algo velho com cara de novo; o retrô é o novo com cara de velho.