Quais os melhores tecidos em alfaiataria para você ficar elegante no verão sem passar muito calor?

Veja quais são os melhores tecidos com base na alfaiataria para escapar do calor.

Apesar das altas temperaturas que enfrentamos na maior parte do tempo devido ao clima do nosso país, o dress code de muitas empresas ainda exige que apareçamos para trabalhar em uma impecável beca. E mesmo para quem trabalhar em ambientes com ar-condicionado, não é fácil aguentar um dia de calor dentro de um terno. Porém, esse não é um problema sem solução. A alfaiataria oferece diversas opções para você sentir mais confortável, além de não perder o estilo.

Tecidos

Lã fria: para os dias quentes, os melhores tecidos são de fibras naturais. Antigamente o linho era o melhor que se adaptaria às temperaturas elevadas, mais quentes, porém, com a tecnologia das indústrias têxteis, tecidos como a lã fria possui propriedades de reduzir a sensação térmica em até 10ºC sob o sol.

Tricoline fio 80 e 120: existem numerações variadas para este tecido, sendo que quanto maior for o número de fios, mais fino ele será. Isso porque é um tecido mais suave e durável, dando um visual mais requintado e é excelente ao toque.

Pinpoint: é um tecido confeccionado com micropontos, produzindo um efeito diagonal que o deixa mais encorpado, ajudando a desenhar uma silhueta mais esguia, com um toque muito agradável.

Panamá (acrílico com algodão): suave e macio, tem efeito encorpado e lustroso. Também é muito utilizado para a confecção de ternos de verão.

Tecidos italianos/100% algodão: os tecidos italianos possuem traçados menores e são mais finos, o que facilita a entrada de ar e a respiração do corpo, sendo também de maior durabilidade que os nacionais.

Linho: mesmo que você acerte na escolha do paletó, se a camisa tiver um tecido grosso ou pesado, você ainda continuará sofrendo com o calor. Por isso, as camisas em linho são mais ideais. Todavia, é válido lembrar: quanto mais nobre o tecido for, mais cara será a camisa, mas melhor será sua sensação de frescor.

 

Uma alternativa

Cores: ternos pretos e azuis são os mais comuns no guarda-roupa dos mais tradicionais, mas é bom lembrar que cores mais escuras retêm mais calor, enquanto as claras retêm menos calor, refletem a luz do sol. E os ternos claros valem a pena para qualquer ambiente, mas desde que seja durante o dia.

Dica: tirar o paletó não é bem visto, mas existe uma solução interessante que pode lhe deixar mais confortável e ainda elegante: o colete. É uma peça de grande utilidade e fica bem sem paletó por cima.