Protetor solar e maquiagem

Aprenda a conciliar os dois nos cuidados diários com a sua pele

Verão, viagem, praia, piscina, carnaval… E SOL! Você usa ou sabe usar corretamente o protetor solar? Sabe qual a quantidade? Quantas vezes passar? A diferença dos fatores? Como associá-lo com a maquiagem? Pois é, a grande maioria não saberá responder essas perguntas, por isso nessa matéria vamos esclarecer as suas dúvidas.

TUDO SOBRE PROTETOR SOLAR

Quantidade ideal para aplicação

Se você é um desses homens que consegue ficar um ano com o mesmo protetor solar, saiba que você está fazendo isso errado. Principalmente se você não usa um produto próprio para a região do rosto. A pele da face, por ser mais delicada, necessita de cuidados mais severos.  Por isso, a dica é investir em um protetor facial de qualidade e usar outro para o corpo.

Usando como exemplo um adulto de 1,70 m e 70 kg, confira a quantidade ideal:

Rosto/pescoço: colher de sopa

Corpo: xícara pequena de café

Conheça o seu protetor

Ao escolher um protetor, você irá se deparar com uma linguagem diferente com a qual você provavelmente não estará acostumado. Dessa forma, vamos tentar traduzir para você. Primeiramente, escolha os protetores que protejam sua pele tanto de raios UVA quanto os UVB.

O que é FPS? Essa é a indicação da proteção solar contra os raios UVB, que estão presentes entre as 11 e 15 horas. Se você ler FPS 30, a marca esta lhe dizendo “este produto deixará sua pele 30 vezes mais protegida das queimaduras provocadas pelos raios UVB, em comparação a ausência do filtro solar na pele.”

O que é PPD? Eu sei que muitos não reconheceram a sigla. Pois é, mas este é o símbolo, ou FPD, ou sinal de cruzes (+++), os quais são responsáveis por indicar o fator de proteção contra os raios UVA.  PPD significa Persistent Pigment Darkening.

Não se esqueça:

FPS É A INDICAÇÃO CONTRA UVB.

PPD É A INDICAÇÃO CONTRA UVA.

Tipos de protetores

Protetor tipo químico: são os mais encontrados. Absorvem a radiação e a transformam em energia não danosa. É recomendável aplicá-lo de 20 a 30 minutos antes da exposição.

Protetor tipo físico: formam uma camada na superfície da pele, absorvem e refletem a radiação. São aqueles que deixam uma camada grossa, física mesmo. Se você costuma ter alergia aos produtos, essa é uma ótima opção.

Existem ainda aqueles protetores que misturam os dois tipos, mesclando os elementos físicos – refletores – e os elementos químicos, que absorvem e diminuem o dano da radiação.

Protetor FPS 15 = Protetor FPS 30 = Protetor FPS 60?

Se estivermos falando de FPS, então estamos falando de proteção contra raios do tipo UVB. Há quem diga que é tudo igual, porém não é! Isso não passa de mito, existe diferença sim. E ela é valiosa, ainda que pouca, para quem apresenta, por exemplo, pele muito clara.

A diferença de proteção do FPS 15 para o FPS 30 é de aproximadamente 4%. Já a diferença entre o FPS 30 e o FPS 60 é menor e vale 2%. Quando estamos falando de câncer de pele, envelhecimento e manchas, todo cuidado é pouco, assim, se você é possui tom de pele extremamente claro, opte pelo produto que apresenta maior taxa de proteção.

COMO ASSOCIÁ-LO COM A MAQUIAGEM

Se para você maquiagem ainda é coisa só para as mulheres, saiba que isso é um enorme equivoco. Agora os homens também estão aderindo a essa pratica como recurso de beleza. Eles não só usam-nas, como o mercado já providenciou uma linha exclusiva para atendê-los.

Vale lembrar que o mais importante nisso tudo é o cuidado pessoal que o homem moderno tem consigo mesmo. Assim, ao observar isso, separamos dicas perfeitas para além de proteger sua pele dos danos do sol, ainda minimizar os defeitinhos como acne, olheiras e manchas.

Independente do tipo de base que você optar (líquida, em pó, compacta, bastão ou mousse) é sempre necessário uma pré-correção antes da aplicação. Dessa forma, use sabonetes líquidos próprio para o rosto, tônicos e hidrantes. Antes da base, ainda opte por primers de fixação e nivelamento da pele. Não se esqueça do principal: o protetor solar. De preferência para aqueles com cobertura seca, os quais não prejudicaram na cobertura da base.

Protetor solar com cor/textura

Se você gosta de mais praticidade, uma dica boa são os protetores que já possuem a base junto. São ideias para homem com poucas imperfeições, e garante a uniformização da tonalidade da pele. Outa opção, são os BB Creams, eles possuem uma cobertura melhor, porém sem se afastar de um acabamento natural. Os bb creams tem muitas funções em um só produto e uma dela é a proteção contra a radiação solar, além de atenuar manchas.

DICAS DE PRODUTOS

Fitrum Ultra Seco da Libbs

Vantagens: preço acessível e acabamento realmente seco, sem brilho.

Desvantagens: o acabamento é tão seco que pode ser desconfortável no dia-a-dia, além de não se misturar facilmente com produtos como um corretivo secativo para espinha.

Anthelios Airlicium da La Roche

Vantagens: preço competitivo já que costuma ser a média dos protetores de maior qualidade (Vichy, Minesol…), cosmética extremamente agradável com cheiro suave e toque fácil de espalhar, o que o torna extremamente agradável no rosto.

Desvantagens: apesar do controle dinâmico que a marca oferece, o efeito não é tāo matte em lugares de clima bastante quente, ao se comparar a outros protetores (Bioré, por exemplo).

Normalize Matte da Ada Tina

Vantagens: textura excelente, além de conferir fácil aplicação com toque limpo. Após o uso dá até para esquecer que se usou algo, além de conter proteção UVA/UVB acima da média e controle discreto dos poros.

Desvantagem: preço bastante elevado, salgado.