Primeiro encontro: como devo ir?

Entenda como se deve compor em um primeiro encontro, além dos requisitos básicos pessoais.

A maioria dos relacionamentos é construída por uma série de impressões, e o primeiro encontro é a principal oportunidade de construir uma conexão forte com alguém logo de cara.

O que vestir?

Se vista para a ocasião, vendo a eventualidade de como será o encontro: formal ou informal. Certifique também o que é apropriado para o primeiro encontro, nada de extravagâncias. O que você vestir causará uma boa ou uma má impressão na pessoa, e se vestir de forma inadequada não é a melhor forma.

Para ambientes mais informais, como o cinema, sair para um café, uma ida ao parque, nada melhor que um jeans liso, em boas condições, e uma bela camiseta ou uma camisa de botão. Se você gosta de usar um casaco com capuz, uma calça jeans mais rasgada, deixe um pouco de lado, pelo menos por enquanto. Assim como os sapatos: tênis sem cadarços ou lisos.

Caso o primeiro encontro seja menos informal, como um jantar mais elaborado, você deve vestir algo um pouco mais arrumado. Opte por calças sociais pretas, ou de cor carvão, e uma bela camisa de botão. Se você quiser ousar um pouquinho, mostrando que está realmente confiante, talvez um colete caia muito bem. A não ser que você esteja em um restaurante mais fino da cidade, então precisará usar terno e gravata. Além de sapatos que acompanham a ocasião: sociais pretos ou marrons escuro.

Dica: um bom traje semi-informal seria uma calça jeans, um sweater de cor de joias sobre uma camisa de botão. Adicione um par de tênis casuais e pronto!

Perfume

O perfume é a essência da personalidade. Entretanto, assim como o mau cheiro, é complicado de se lidar quando a pessoa exagera na aplicação de perfume, pós-barba ou desodorante. Por isso, não exagere tanto. A outra pessoa ainda irá agradecer.

Se você for usar perfume e desodorante corporal, lembre-se: menos é mais. Para o perfume, duas borrifadas já é o essencial, sem esquecer que existem partes do nosso corpo em que a fragrância tem a ação mais duradoura: atrás das orelhas, pulsos; para os desodorantes corporais, não mais que três. Você quer um cheiro bom, não algo sufocante.

Não se esqueça que seu nariz logo se acostumará com o cheiro e nem o perceberá mais. Não pense que o cheiro sumiu. Só porque você não consegue sentir mais, não quer dizer que a pessoa não consiga também.

Cabelos

Os cabelos estão ligados à higiene. Então, independentemente de como será o seu primeiro, quanto mais limpo e apresentável você estiver, melhor será a impressão que irá causar na outra pessoa.

Tome um banho antes. Use shampoo e condicionar com cheiros não tão fortes.

Logo após o banho, garanta que seus cabelos estejam em ordem e bonitos. É bom demonstrar que você se esforçou com sua aparência no primeiro encontro.

Contudo, se você acredita que seu cabelo não está em condições aceitáveis, marque uma ida ao cabeleireiro alguns dias antes do encontro. É muito bom manter as madeixas em perfeita ordem e em boas condições.

Papo

Sua aparência está em ordem, seu cabelo está perfeito, sua roupa está impecável, mas e o papo? Será que está tão bom quanto os preparos?

É importante evitar falar sobre relacionamentos passados com a possível pessoa que você irá se relacionar, principalmente para o primeiro encontro. Aliás, não só neste momento, ficar falando da sua ex é péssimo! Ninguém quer saber de suas conquistas do colegial ou o seu dom para encantar as pessoas. Isso passou, não passou? Então é melhor deixar no passado. A não ser que a pessoa pergunte algo para você, mas quando acontecer isso não explane muito no assunto.

Você gosta de conversar? É daquelas pessoas que têm mil e umas histórias e casos para contar? O.K., isso não é algo ruim, afinal ter assunto e papo sempre é bom, ainda mais no primeiro encontro. Todavia, cuide para não vomitar muito assunto em cima da pessoa. Não adianta os dois ficarem calados, mas tenha cuidado com a quantidade de coisas que irá falar. Deixe um espaço para que a outra pessoa também possa dar a opinião dela sobre determinado assunto. Até porque vocês estão se conhecendo melhor.

Dentre todas as situações impostas para se sair bem no primeiro encontro, a mais essencial, e que não fora citada, é ser você mesmo. Quando você finge ser uma pessoa que não é, tudo vira uma confusão, e você vive uma luta de dupla identidade. A pessoa precisa ter segurança em qual chão ela irá pisar. Nada melhor do que demonstrar isso da forma mais pura, simples e sincera possível: você mesmo.