Pratos europeus: como apreciar a culinária mediterrânea?

Conheça mais sobre a culinária saudável dos países mediterrâneos

Se você é um eterno curioso do universo gastronômico que se aventura tanto em conhecer como preparar as mais diversas receitas, sempre disposto a degustar sabores vindos das várias partes do mundo, provavelmente já ouviu falar – e muito bem – sobre as delícias da cozinha mediterrânea. Como o próprio nome indica, essa é uma culinária típica dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo, o que compreende a costa da Europa, Ásia e África.

Apesar de variar um pouco de um país para o outro, alguns ingredientes já são verdadeiros clássicos da culinária mediterrânea, estrelando a maioria dos seus pratos. Da França ao Egito, do Marrocos à Grécia, da Síria à Espanha, a região tem vários pontos em comum no que diz respeito à alimentação de seus povos, com ingredientes característicos que deram origem ao que ficou conhecido como dieta mediterrânea.

 

Principais ingredientes

A forte característica dessa culinária é sua sazonalidade, o que significa que ela acompanha o ciclo dos alimentos ao longo do ano. Assim, prioriza-se sempre os ingredientes mais frescos e naturais de cada estação. E por mais que seja bem variada, essa culinária conta com algumas figuras carimbadas:

– Azeite;

– Peixes e frutos do mar;

– Frutas frescas e secas;

– Hortaliças;

– Oleaginosas;

– Legumes;

– Grãos e cereais;

– Iogurtes e queijos;

– Vinho tinto;

– Grão-de-bico, lentilha, tomate, berinjela, soja, pimentão, azeitona e abobrinha, por exemplo, são típicos da gastronomia da região e têm presença garantida em quase todos os pratos dos restaurantes que seguem essa proposta. Além de serem ingredientes simplesmente deliciosos, os componentes da culinária mediterrânea são cheios de benefícios para a saúde.

 

Ótima alternativa para uma vida saudável

A cozinha mediterrânea pode até parecer mais calórica a princípio, mas a verdade é que a gordura contida em seus alimentos é mais benéfica para o nosso corpo. o azeite, o mais forte símbolo dessa cozinha, ajuda no aumento do colesterol bom e é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livre e previnem o envelhecimento precoce. E isso ainda é reforçado pelas oleaginosas, que contêm vitamina E, minerais e selênio, fontes de gordura boa e saudável.

Os iogurtes e queijos são ótimas formas de consumir cálcio e fortalecer os ossos. Os cereais e grãos integrais ajudam na digestão e são fontes riquíssimas de energia, enquanto os peixes são ricos em ômega 3, que diminui os riscos de doenças cardiovasculares, reduz a pressão arterial e têm ação anti-inflamatória. Ou seja, em qualquer lugar que você procurar na cozinha mediterrânea vai encontrar um benefício.

 

Pedida certeira para refeições especiais

Além de servir como uma dieta para o dia a dia de quem procura uma rotina mais saudável, a culinária mediterrânea também pode ser a pedida certa para uma noite romântica ou uma comemoração especial. Com requinte e frescor, os pratos dessa culinária dão um toque ao mesmo tempo clássico e inovador a qualquer mesa, surpreendendo o paladar de todos os amantes da boa gastronomia.