Praia ou piscina? Entenda o porquê de alguns cuidados nesse verão

Veja as dicas para aproveitar um dia ensolarado de praia ou piscina sem complicações

O verão combina com sol, diversão, alegria, com praia, piscina e, claro, com o calorão. Entretanto, acabamos nos deparando com situações incômodas e perigosas, dentre eles alimentação, exposição, hidratação.

Em ambientes como praia e piscina, é sempre bom preferir alimentos mais leves, que ajudem a hidratar o corpo e a repor os sais minerais que o organismo perde em função da transpiração. Além disso, alimentos leves como saladas bem lavadas, frutas, sanduíches, sucos naturais, barrinhas de cereal, sementes, entre outros, são sempre uma boa opção para os lanches ao longo do dia. Isso porque podem ser digeridos com mais facilidade pelo organismo. Alimentos gordurosos e pesados não contribuem para uma boa digestão, deixando o organismo mais lento e aumentando as chances de contaminação – você não irá querer uma intoxicação alimentar, certo?

Além da alimentação, água também é muito importante para se manter muito bem hidratado. Borrifá-la no rosto ajuda, também, a refrescar o rosto, aliviando a sensação de calor

Se for à piscina, antes de nadar, tente descobrir se ela estará tratada adequadamente com cloro. E caso for à praia, que esteja própria para o banho. Se ambas não estiverem, evite.

Jamais ande descalço no vestuário da piscina ou compartilhe as toalhas, isso evita a conjuntivite e a micose.

Caso tiver filhos, principalmente bebês, evite horários de picos de sol forte. Dê preferência quando uma brisa estiver refrescando o ar, senão eles podem se queimar, desidratar e até ter brotoejas.

Ficar tempo demais exposto ao sol também não faz nenhum bem. O horário adequado para quem quiser tomar banho de sol é antes das 10 horas e depois das 16 horas. Lembrando, sempre, de aplicar e reaplicar o protetor solar sem que sair da água.

Se for fazer uma caminhada na praia, tente andar em lugares que tenha sombras. Caso não for possível, capriche no protetor solar e proteja o rosto e ombros com algum chapéu.

Não importa se é praia ou piscina, não deixe de se cuidar. Aproveitar os dias de verão precavido é a maior lição que se pode ter.