Por que consumir alho no dia a dia?

Conheça os benefícios de comer alho todos os dias

Apesar de ser um tipo de alimento que é muito usado para tempero, muitas pessoas não são muito adeptas deste tipo de alimento, mas esta opinião deve ser mudada quando começarem a perceber que o alho pode trazer benefícios, não somente pelo sabor, mas também na manutenção e prevenção de diversos tipos de doenças.

O alho contém a aliina e a alicina, compostos responsáveis pelas características do seu odor e sabor, bem como por suas propriedades biológicas. Dentre essas propriedades, ajuda a controlar o nível de colesterol, a hipertensão, a diabetes, a asma e também colabora com o funcionamento vascular, além de ter ação antimicrobiana, antioxidante, anticancerígena e colaborar com o sistema imunológico.

Como otimizar seus benefícios

Para obter os efeitos benéficos do alho é importante que ocorra uma quebra celular, por meio da mastigação ou do cozimento, para liberar os compostos.

A cisteína (aminoácido) presente no alho favorece uma desintoxicação do fígado. A alicina é a substância mais importante. É um líquido amarelo, com odor acentuado, que se forma quando os dentes de alho são macerados ou mastigados, ou seja, a alicina está potencialmente presente no alho.

Para consumo, é recomendado o alho cru. A fritura diminui significantemente as propriedades do alho.

Faz bem ao coração e reduz o colesterol

O alho inibe uma enzima que estimula a produção de LDL para as artérias, retirando o excesso. Assim o LDL circulante tem menos chance de oxidar e formar a placa que, com o passar dos anos, entope totalmente as artérias.

Alimento contra o câncer

O alho é um potente agente desintoxicante do fígado e ajuda na eliminação de substâncias químicas que trazem a modificação das celular e consequentemente o câncer. Com relação à sua atividade anticancerígena, as evidências mais fortes são resultado dos estudos epidemiológicos mostrando a relação inversa entre mortalidade por câncer gástrico.

Antisséptico e antibacteriano

Um dos aspectos mais estudados sobre o alho é sua atividade antimicrobiana, por causa da alicina, que atua no combate a bactérias (principalmente as causadoras de infecções urinárias, diarreias e amidalites) e a vários fungos, como o responsável pelos “sapinhos”. Combate, ainda, com sucesso, as infecções virais, incluindo o vírus da gripe. O alho também diminui a infestação fúngica, como a candidíase, muito comum nas mulheres.

Consumo

É recomendado consumir um dente de alho amassado ao dia junto com a comida.

Também existem outras formas, como óleo de alho (extraído a frio). Em média, 2 cápsulas de 250mg por dia (como geralmente é comercializado). O mercado também disponibiliza cápsulas sem odor.

Pessoas alérgicas ao alho podem ter efeitos contrários como flatulência, diarreia, mau hálito, irritações gástricas e náuseas.

 

O que está esperando para acrescentar o alho à sua alimentação diária? Faz bem e ajuda a melhorar o seu organismo.