Por que as mulheres preferem homens carecas?

Os homens carecas estão cada vez mais ganhando a preferência do público feminino.

Investigações anteriores sobre o que as mulheres achavam atraente em um homem focaram-se muito na testosterona. Este hormônio está ligado a traços faciais, além de estar associado à melhor saúde em longo prazo.

Entretanto, não foi exatamente isso que a pesquisa concluiu. As mulheres podem, inclusive, ver isso como uma desvantagem: por exemplo, os homens “machões” podem ter um estilo de vida mais relaxado, sendo, posteriormente, um mau pai.

Uma série de estudos já analisou as características que levam as pessoas se sentirem mais atraídas pelo “domínio”, altura, postura e pela cor dos olhos. A maioria desses traços é fixa, não podem mudar. O cabelo, todavia, é mais fácil de ser mudado, mais maleável. Ou seja, com base em diversos estudos, os carecas ainda possuem dominância em cima dos cabeludos.

Um exemplo de estudo fora feito por Albert Mannes, da Universidade da Pensilvânia (EUA). Ele acredita que a percepção de um homem careca é sinônimo de ser mais masculino, mais viril, justamente por conta dos estereótipos culturais. Assim como nos EUA, mas também no Brasil, o visual raspado tem se tornado mais comum e é predominante em profissões tradicionalmente masculinas, como policiais, militares, atletas, etc. Sem falar que famosos no mundo hollywoodiano também ajudam a agravar ainda mais o desejo pelos carecas.

A pesquisa alega ainda que ter a cabeça raspada pode também sinalizar que o homem é confiante o suficiente para esquecer as madeixas mais longas. O que seria equivalente para os homens que as mulheres usassem roupas, acessórios e um cabelo mais extravagantes, trazendo uma sintonia de confiança.

Se você quiser parecer confiante, sensual aos olhos das mulheres, aposte em um corte mais raspado para seu cabelo. E caso o seu cabelo esteja caindo aos poucos, pode ser melhor raspá-lo, ou você fica sem as duas características desejáveis: dominância e atratividade.

Nota: é muito variável em cada região do globo. Alguns países, como no Reino Unido, por exemplo, o visual careca pode estar mais associado com a cultura skinhead e, deste modo, menos desejável.