Plataforma vibratória: para o que serve?

Será que esse método de exercício é eficaz?

Na plataforma todo corpo é exercitado e fica em forma em muito menos tempo. A tecnologia vibratória providencia não só mais força como também melhores condições físicas.

O conceito de estimulação neuromuscular por vibração foi desenvolvido na década de 80, na antiga União Soviética, com o propósito de combater a perda de densidade óssea e massa muscular em astronautas durante a permanência deles em atmosfera. Posteriormente foi utilizado em atletas profissionais para melhora da performance velocidade-força, e só então foi utilizada em não atletas para melhorar o condicionamento físico, força, melhorar a densidade óssea, ganhar flexibilidade.

Um programa fitness que inclua a utilização da plataforma vibratória é comprovadamente mais eficaz do que treinamento convencional, pois grupos musculares específicos podem ter treinamento em diferentes exercícios.

 

Vantagens da plataforma

Os treinos na plataforma servem para quem não tem tempo a perder, pois dura apenas 30 minutos de exercício, o que equivalem a uma aula forçada de academia, ou seja, aproximadamente uma hora e meia de musculação. O aparelho pode ser utilizado desde adolescentes até idosos, sedentários ou atletas. A plataforma pode ser usada intercalada com outra atividade física, como corrida ou Pilates.

 

Principais vantagens

– não requer força muscular ou habilidade especial

– efeito obtido com 30 minutos de exercício

– os benefícios já podem ser sentidos em três meses, desde que sejam feitas pelo menos duas vezes por semana.

 

Principais benefícios

– melhora imediata da circulação sanguínea

– maior resistência e flexibilidade muscular

– melhor condicionamento físico

– melhora da propriocepção/equilíbrio

– aumenta a densidade mineral óssea

– rápida recuperação

 

Auxilia no tratamento estético

Ajuda na redução de gordura corporal: o grande estímulo do tecido muscular prova um aumento do metabolismo e consequentemente melhora na eficiência e rapidez da queima de gorduras.

Ajuda no combate a celulite: os exercícios de massagem provocam a liberação de nódulos de gordura promovendo uma maior mobilidade entre as diferentes camadas de tecidos. Além de aumentar a circulação e oxigenação sanguínea, levando a uma diminuição das toxinas no corpo, o que causa uma redução da celulite.

Aumento do metabolismo: as vibrações causam um aumento do fluxo sanguíneo e consequentemente um aumento do metabolismo.

Contorno corporal: os exercícios na plataforma fortalecem os músculos e aumentam a densidade dos ossos. Como os músculos consomem mais gordura, produz-se uma redução de volume, obtendo-se um contorno mais esbelto.

Acelera a drenagem linfática: em frequências baixas acelera a drenagem natural do nosso corpo, ajudando na eliminação de líquido.

Estimula o intestino: a vibração faz com que aumente o peristaltismo (conjunto de contrações musculares) do intestino.

Ajuda na firmeza da pele: vibrações provocam um estímulo à produção de colágeno e elastina, deixando a pele mais firme e mais bonita.

Aumento da densidade e tonificação muscular: as vibrações provocam contrações involuntárias, que associada aos exercícios na plataforma aumenta a densidade muscular, além de estimular as funções químicas dos músculos sem produção excessiva de ácido láctico melhorando o tônus muscular.

Diminui a ansiedade e o estresse: as vibrações estimulam a produção de sertonina (neurotransmissor responsável pelo controle da liberação de alguns hormônios, regulação do ritmo cardíaco, do sono e do apetite) e diminuem o cortisol (hormônio envolvido na resposta ao estresse) circulante no nosso corpo.

Promove massagem e relaxamento: graças ao efeito de eliminação de fluidos (líquido e gordura em excesso) a pele obtém um contorno melhor.

 

Contraindicações da plataforma vibratória

– portadores de marca passo

– crianças menores de oito anos

– mulheres grávidas ou com DIU recentemente implantado

– pacientes acometidos por doenças cardíacas ou vasculares severas

– portadores de tumores

– pessoas em fase de recuperação pós-operatória ou infecciosa

– epiléticos

– portadores de próteses no joelho, bacia ou de pinos metálicos

– portadores de hérnia de disco grave

– enxaqueca aguda

 

Quer saber e conhecer mais sobre a técnica? Não deixe de visitar a Academia Elite Center, localizada em Toledo – PR, onde você encontra uma plataforma vibratória para seu treino ser mais eficaz.

 

Academia Elite Center

Av. Maripá, 5851

Toledo – PR

(45) 3254-2927