Pilates para homens: quais motivos levam os homens a procurar?

Veja a importância do pilates para o homem moderno

Corpo musculoso, barriga de tanquinho, braços fortes. Este é o objetivo principal de praticamente todos os homens que seguem um programa de musculação. E se você perguntar se eles trocariam o treino de força por outra atividade que oferece os mesmos benefícios, certamente a resposta seria não.

Muitos homens acreditam que rotinas de exercícios mais leves são voltadas mais para o público feminino, como corrida em esteira, aulas de ginástica com bolas, halteres pequenos e também o próprio Pilates. Os homens, geralmente, têm a ideia de que o treino tem que ser puxado para garantir músculos de aço. Segundo a fisioterapeuta Letícia Casagrande, da Clínica Gradual, isso é um grande erro. “O Pilates, por exemplo, pode ser tão pesado e duro como qualquer treinamento de força que você já tentou”.

Apesar do Pilates ser mais aceito pelas mulheres, a técnica foi desenvolvida por um homem – Joseph Pilates, na Alemanha – inicialmente para atender aos requisitos de formação para um público masculino. O método aumenta a força e o alongamento, trabalhando todos os grupos musculares, o que resulta em um desenvolvimento equilibrado sem sobrecargas desnecessárias e indesejadas. Ou seja, vai contra a tendência masculina de exercitar apenas alguns grupos musculares específicos.

O repertório de Pilates é amplo e diversificado, e desafia a musculatura, pois não promove somente força, mas também o controle, flexibilidade e equilíbrio do corpo. A prática dá bastante ênfase ao fortalecimento dos músculos abdominais, criando um núcleo extremamente definido – caminho certo para a barriga de tanquinho.

Por isso, a prática vem se difundindo cada vez mais rápido entre os atletas do sexo masculino pelo impacto positivo na execução dos exercícios intrínsecos a cada modalidade – atividades para aperfeiçoar os resultados. “O Pilates está presente no cenário do esporte. Assim como já aconteceu com o vôlei, basquete e no futebol, treinadores oferecem aos atletas exercícios de Pilates no solo e com a bola para aumentar a performance e prevenir lesões”, comenta a fisioterapeuta.

A prática do Pilates, ainda, proporciona para eles o aumento do tônus muscular, o que é essencial para uma boa postura, e ajuda na melhora de qualquer quadro de dor, relaxando o corpo e aumentando a concentração, consequentemente melhora o bem estar.

Além disso, a redução do risco do câncer de próstata é um dos benefícios mais importantes. Como explica Letícia Casagrande, o risco do câncer de próstata é associado, em parte, com a deterioração da musculatura do assoalho pélvico. Os homens que praticam Pilates podem adaptar seus treinos para fortalecer esta área do corpo, podendo, assim, retardar o desenvolvimento do câncer de próstata.

Os benefícios do Pilates são inúmeros. Entretanto, alerta a doutora, “é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre o cuidado com a postura do paciente”.

Por isso, a Clínica Gradual mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos de diversos tratamentos para a coluna vertebral, assim como com exercícios específicos para cada pessoa, para cada idade e condicionamento físico. Com excelentes aparelhos, oferece, ainda, métodos específicos para o condicionamento de cada mulher (público mais ativo) e, até mesmo, para gestantes.

E então? Vamos fazer Pilates?

 

Clínica Gradual

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1974

Toledo, Paraná

(45) 3252-6010