Pilates: aprenda como ter a saúde como sua aliada

Veja a importância da prática do Pilates, independente da idade e condicionamento físico

Ele pode ser praticado pelos mais diferentes grupos, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens alimentares, ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos.

Ou seja, segundo a Fisioterapeuta Letícia Casagrande da Clínica Gradual em Toledo (PR), qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode fazer Pilates, desde que sejam respeitadas as diferenças individuais e princípios de treinamento desportivo. “Entretanto, em virtude da exigência de concentração por parte do aluno durante a execução dos exercícios, não é recomendável que o Pilates seja praticado por crianças, que facilmente perdem a atração e a concentração”.

Pilates para jovens

Em virtude do rápido crescimento (natural da fase), os jovens podem apresentar muitas dores nas costas. Também é comum o surgimento de desajustes posturais ocasionados por diferentes fatores (mochila pesada, má postura nas salas de aula, em frente ao computador ou à televisão, horas de sono insuficientes ou excessivas); e ocasional sedentarismo, que contribui para o encurtamento muscular que também pode estar ligado ao rápido crescimento.

“Ao criar o método, Joseph Pilates visava um trabalho de condicionamento muscular esquelético, como força, flexibilidade e resistência, estabilidade do centro do corpo, com enfoque na cintura pélvica e escapular, alinhamento corporal e a respiração, atendendo ao público de todas as idades, incluindo os jovens que estão, cada vez mais, suscetíveis aos problemas de coluna”, comenta a doutora.

Segundo a fisioterapeuta, os exercícios de Pilates também são favoráveis à autoestima, pois permitem que o jovem sinta um domínio maior sobre seu próprio corpo, vivencie melhoras físicas e, psicologicamente, alcance maior afirmação no meio social.

“Vale lembrar que grande parte das alterações posturais, em especial daquelas relacionadas à coluna vertebral, tem sua origem na infância e adolescência, fase de crescimento e desenvolvimento corporal”.

Pilates para homens

Um dos benefícios que mais chamam a atenção dos homens no geral é a possibilidade de trabalhar músculos quase nunca trabalhados em musculação, ou outras modalidades esportivas, como a musculatura do core (que se localiza logo abaixo da caixa torácica), que é o centro de força do corpo humano e responsável pela manutenção da postura, no que resulta em uma ótima preservação e alinhamento da coluna.

“É uma modalidade completa que trabalha todos os músculos do corpo, prevenindo lesões, complementando e qualificando o rendimento em outros tipos de esportes quando associado como preparação para outras modalidades esportivas. Além da redução do risco de câncer de próstata que ocorre também com o envelhecimento por conta da deterioração da musculatura de assoalho pélvico”, ressalta Letícia.

Pilates para mulheres

Nas mulheres, nas fases de menopausa e pós-menopausa, o Pilates ameniza sintomas como enxaquecas e TPM, típicos da variação hormonal. Além de ser eficiente no combate e no tratamento de doenças nessa fase adulta, como a incontinência urinária e a osteoporose.

Pilates para gestantes

Inicialmente, a gestante deve procurar orientação médica e, caso não haja contraindicação médica, ela poderá realizar os exercícios de Pilates após completar o terceiro mês de gestação.

A prática de Pilates pode prosseguir até o final do sétimo mês, sempre mantendo contato com o médico acompanhante da gestante. Neste período, atividades físicas (como o Pilates) são muito importantes e fazem toda a diferença para a saúde da mãe e do bebê. Contudo, a fisioterapeuta Letícia Casagrande adverte: “trata-se também de uma fase delicada que requer atenção especial e de profissional qualificado para a instrução dos movimentos. O ideal é que seja elaborado para a gestante um plano de exercícios que fortaleça seu corpo, prevenindo dores decorrentes do progressivo ganho de peso e da má postura e respeitando as limitações impostas pelo período gestacional”.

Durante a gravidez, o Pilates proporciona benefícios como: fortalecimento e alongamento da musculatura do abdômen (tornando o parto mais fácil), dos glúteos e da região inferior das costas (parte do corpo responsável pela sustentação da coluna vertebral); diminuição da sensação de desconforto, do inchaço das pernas e das dores nas costas. Com a prática do Pilates, a gestante também adquire um bom condicionamento físico que proporciona bem estar e um melhor controle de peso.

Após o nascimento do bebê, a mulher que praticou Pilates durante a gravidez terá um recuperação mais rápida. A volta às atividades, inclusive do Pilates, varia de acordo com o quadro particular de cada mulher e vai depender da forma do parto: normal ou cesárea, sendo, neste último caso, a médica de recuperação entre 30 e 40 dias. “Ao retomar ao Pilates, aconselhamos as novas mamães fazer gradualmente, respeitando o corpo delas. Também é essencial que tenham uma alimentação saudável e que pratiquem uma atividade cardiovascular”, destaca.

Pilates na terceira idade

O cuidado com a saúde é vital ao ser humano, especialmente durante a terceira idade. O Pilates trabalha a postura, o equilíbrio, a força, a coordenação motora, a flexibilidade, a capacidade respiratória e a circulação do praticante, contribuindo para aumentar a disposição, aliviar dores, principalmente as lombares, melhorar a percepção de movimentos, fortalecer os músculos, afastar o estresse e ainda melhorar a autoestima.

“A prática de Pilates também proporciona benefícios nas articulações (em caso de artrose) e previne a osteoporose, protegendo a estrutura óssea e não causa lesões, porque os exercícios são realizados sem impacto”.

Pilates na reabilitação

Quando um indivíduo é acometido por lesões, principalmente na coluna, é tentadora (e parece lógica) a opção pelo repouso total para solucionar uma crise de dor nas cores, por exemplo. Todavia, a ciência comprova que o imobilismo está entre as piores decisões que se pode adotar na presença de dor crônica na coluna vertebral.

“Os exercícios do Método Pilates têm seus princípios baseados na cinesiologia e na biomecânica, o que proporciona uma execução segura, livre de compensação e restrita ao foco da lesão”. Os exercícios de Pilates se aplicam tanto na fase aguda da dor, na qual se estabiliza a região lesionada, como na recuperação da musculatura ou na articulação afetada durante a pós- reabilitação. O ambiente e o trabalho oferecidos pela técnica do Pilates facilitam a intervenção baseada nos princípios de assistência, o que permite uma evolução mais rápida ao paciente em reabilitação.

Obviamente, durante uma crise aguda de lombalgia, os movimentos de tronco e dos membros ficam bastante comprometidos. Entretanto, após o diagnóstico adequado e o tratamento médico da fase aguda, é recomendável o retorno gradual às atividades físicas cotidianas e, em seguida, ao programa de exercícios que deverá receber alguns ajustes. “Normalmente, essa sequência somente é possível após um tratamento fisioterapêutico”, visa a doutora.

 

Ficou com vontade fazer Pilates? Faça uma visita à Clinica Gradual em Toledo (PR). Com um ambiente todo preparado para todos e todas as idades e com profissionais aptos para supervisionar os exercícios, seu treino será seleto e eficaz.

Preserve sua saúde, faça Pilates.

 

Clínica Gradual

Rua Nossa Senhora do Rocio, 1974

Toledo, Paraná

(45) 3252-6010