Peacock Revolution: como esse estilo ganhou forças em meados dos anos 1950?

Conheça essa tendência que tomou as ruas de Londres, atravessou o Atlântico e atingiu outros continentesb

A Peacock eevolution, também conhecida como revolução pavão, surgiu em meados dos anos 1950 para 1960, quando os jovens largaram os uniformes de guerra e se apropriaram de um estilo bem diferente.

As características desse estilo tinham como princípio expressar o ideal jovem obtido no pós-guerra. Homens voltavam para seus países substituindo as vestes civis pelas novas silhuetas, aumento de cores e padronagens nunca antes vistas na moda masculina.

Adquirindo elementos até então destinado apenas para mulheres, essa vertente mais andrógina fez sucesso e se misturou com elementos de vários continentes.  Para emblemar suas referência, Andy Warhol (idealizador do pop art) apelidou de “Look hippie indiano paquistanês internacional do jet set”, e essa tendência  mais étnica teve ícones de referência atemporal como os Beatles, Jimmi Hendrix, Rolling Stones, Nirvana e Elton John.

Tecidos como veludo, cotelê e o cetim foram usados em ternos e calças hipsters em tons ousados. Camisas floridas, gravatas coloridas, babados e boinas de veludo ditavam não só o visual londrino como também atravessavam o Atlântico. Assim, eram incorporados por grupos pops, modelos e estilistas de diferentes países do mundo.

Outra grande influência pela qual a Peacock Revolution passou pela onda da ideologia de contracultura das drogas psicodélicas e cada vez mais incorporou cores e marcas vibrantes ao seu estilo. Em busca de utopia, os hippies rejeitaram a moda convencional e passaram a exibir um visual mais alternativo, misturando peças exóticas de várias etnias de brechós ou feitas em casa.

Além disso, deixaram o cabelo crescer, usavam acessórios como bijuterias de inspiração tribal, muitos também usavam um bigode longo. A revolução só perdeu sua força quando a desilusão do início da Guerra do Vietnã surgiu. Mesmo assim, os princípios adotados por essa nova ideologia com seus conceitos andrógenos, permaneceu latente na imagem de ídolos do rock como David Bowie e Jimi Hendrix, servindo de influência para momentos marcantes da história mundial, tais como a Woodstock.