Oleosidade do cabelo: saiba com controlá-la

Saiba como acabar com a oleosidade do cabelo

Muitas pessoas sofrem com um cabelo oleoso, cerca de 5% da população. O problema costuma acometer mais os homens devido à grande quantidade de sebo que as glândulas sebáceas masculinas produzem. Além disso, alguns fatores externos como água quente, calor excessivo (secadores e chapinhas), uso de produtos próximos a raiz dos cabelos e exposição direta ao sol sem proteção, podem acarretar danos às madeixas.

Dicas para acabar com a oleosidade

Lave os cabelos com água fria diariamente: pois a água quente pode ressecar os fios e assim estimular a produção de gordura, deixando os fios mais oleosos ainda.

Utilizar shampoo para controle de oleosidade: porém, não o utilize todos os dias. Intercale o uso com shampoos neutros. Usar de mais os shampoos para cabelos oleosos podem ressecar o couro cabeludo, o que também pode estimular a produção de gordura e aumentar a oleosidade dos fios.

Evite usar condicionadores e cremes próximos a raiz: não há problema algum em utilizar o condicionador ou cremes, mas não utilize todos os dias, e principalmente jamais os passem no couro cabeludo.

Evite ficar passando a mão constantemente no cabelo: isso poderá aumentar ainda mais a oleosidade dos fios.

Procure não usar bonés e touca: justamente para não abafar o couro cabeludo. É preferível deixá-lo respirar.

Dê preferência ao uso de produtos para cabelos oleosos masculinos: os cabelos masculinos são mais espessos e têm camadas mais firmes.

Enxágue bem os fios: assim evita a permanência de resíduos de produtos no couro cabeludo.

Opte por temperaturas média e fria do secador: o calor estimula a produção de gordura.