Namoro: quando é hora de morar juntos?

Quando o namoro fica sério, morar juntos seria consequência?

Chega aquele momento em que a relação está estável e tudo vai bem. Pode ser que vocês já estejam há muito tempo juntos e então ruge a ideia de morar juntos. Essa é uma prática muito comum entre os casais atualmente. O que começa baseado no amor entre duas pessoas, mostra também vantajoso pelo lado econômico quando pagam aluguel e outras contas separadamente.

Porém, será que o casal está pronto para tomar essa atitude? Quando é o momento certo de morar juntos?

Para morar sozinho

É preciso ter certeza de que é a hora certa, além de existir o amor entre o casal. Para ser a hora certa, vocês têm que saber se possuem os mesmo objetivos e que imaginam a vida sob o mesmo teto de maneira parecida. No começo pode ser lindo poder acordar todo dia ao lado do seu amor, mas morar juntos significa também dividir tarefas domésticas, dividir as contas e, sobretudo, dividir a sua privacidade. Muitos se esquecem desses pequenos detalhes, mas eles podem acabar minando a relação e levar tudo a perder.

Sejam sinceros um com o outro

Se a ideia de morar juntos surgir primeiro de um dos lados, não pressione o outro para topar nem se sinta pressionado a dizer sim. É preciso conversar e amadurecer a ideia juntos. Conversem sobre os hábitos que têm em casa. Imaginem como seria a vida juntos, quem teria qual função, como dividir as contas, quais regras deveriam ser postas, onde teriam que ceder e pensem se estão dispostos a fazer tudo isso de verdade.

Privacidade

Para alguns casais, vai ser ótimo morar juntos porque saem finalmente da casa dos pais para terem mais privacidade. Para outros, que já moram sozinhos, pode ser difícil ter que abrir mão da sua individualidade e manias.

Local

É importante também pensa no impacto geográfico que morar juntos pode causar. Pensem em onde vocês morariam. Na casa de um dos dois? Em uma nova casa? Novo bairro? Pode ser complicado abrir espaço para uma nova pessoa na sua casa e se desapegar do local como só seu. Prepare-se para essa modificação. Do mesmo modo, se vocês forem a um novo bairro, toda a rotina de vocês irá mudar, transporte, vizinhos, etc.

Não deixem de dialogar

Conversem, conversem e conversem outra vez. Antes de decidir, a melhor coisa é ter certeza do que estão fazendo e assumir os riscos juntos. Esse é um grande passo para o casal.