Militar na moda: a trend

Militares na moda

O estilo militar tem uma infinidade de peças que podem ser apropriadas: casacos, camisas, calças, bolsas, mochilas, relógios, cintos, e quanto mais cara de vintage, melhor.

O segredo está em saber escolher as peças que combinam mais com o seu estilo. Normalmente as peças de estilo militar são usadas em ocasiões mais informais pelo caráter mais figurativo dos objetos (costumam ter muitos detalhes).

Por que usar o estilo militar? Porque evoca vários sentimentos que os homens consideram de valor, como, por exemplo: virilidade, coragem, caráter, respeito, honra, força. E vestir desta forma incorpora tais sensações, em mais ou menos intensidade, dependendo das peças usadas.

 

Cintos e relógios

As peças de combinação mais fáceis do estilo militar são os relógios. Normalmente possuem um aspecto mais clássico encaixando facilmente em várias possibilidades de looks.

Já os cintos são mais brutos e geralmente com aspecto envelhecido.

 

Botas e sapatos

As botas, sapatos e tênis por terem muitas opções, são bem fáceis de combinar com o restante do visual. Normalmente as botas e os sapatos são bastante desgastados, dando um aspecto que realmente vieram da guerra. Os tênis já são diferentes, sendo que é uma retro, já que é uma profusão de hoje, então será encontrado peças inspiradas no estilo militar (cores e texturas).

 

Bolsas e mochilas

As bolsas e mochilas no estilo militar utilizam basicamente dois materiais: lona ou couro, os dois juntos ou separados. Têm formatos de saco, bem despojados. As mochilas têm das mais limpinhas até as bem despojadas; as bolsas, há opções do tipo carteiro para quem gosta de um visual mais formal. As suas cores mais habituais são o verde oliva e o kakhi, sendo muito usado também a estampa camuflada.

 

Casacos, parkas e jaquetas

São as peças mais simbólicas do estilo militar, muito carregadas de estilo. As opções vêm em: bomber, que é a jaqueta de aviador de nylon ou couro, mais curto com punhos e barra ajudada e com forros mais grossos que dão a sensação de robustez à peça; as parkas, que são os agasalhos de campanha feitos em lona ou sarja grossa, com vários bolsos com tampa e amarração na altura da cintura e capuz, é uma peça mais resistente feita para aguentar diversas intempéries; os casacos já são mais elaborados, sendo a vestimenta dos oficiais, normalmente visto em lã, com golas maiores, abotoamentos duplos e mais ajustados no corpo.

 

Camisas

É uma peça do estilo militar que carrega as características mais evidentes: tecidos mais grossos, bolsos quadrados chapado com pregas e tampa e martingelas (alça nos ombros). Originalmente eram encontradas nas cores branca para a Marinha, verde e caqui para o Exército e azul claro para a Aeronáutica. É uma peça altamente incorporada ao guarda roupa masculino, podendo ser encontrada com muitas variantes.

 

Calças

Conhecidas como calça com bolsos laterais, esta peça possui um caráter utilitária, normalmente feita em sarja. As cores características do estilo militar são: verde oliva e khakis. Além disso, a estampa camuflada também é muito presente. Originalmente eram peças mais folgadas que privilegiavam o conforto e a mobilidade, mas hoje são encontradas até modelagens bem justas como a skinny.

 

Bermudas

É de longe a peça mais usada do estilo militar. Originalmente é uma peça utilitária, tanto que é conhecida como cargo, mas as suas características, como cores, formato dos bolsos, tecido grosso e resistente, a colocaram neste lugar. As peças mais secas e curtas estão nas tendências de moda.