Macacão masculino: será que essa moda pega?

Muito utilizado na década de 70 e 80, será que o macacão será bem-vindo nesse outono/inverno?

No universo feminino, o macacão é um sucesso. Já no mundo dos homens, ele ainda está tentando. Há algum tempo o macacão masculino tenta garantir o seu território nas passarelas das semanas de moda.

Nas ruas, ele chama bastante atenção, principalmente pelo o que vemos do streetstyle de Nova York, Londres, Paris, Milão e Shangai. Lá os homens têm menos receio de apostar em peças mais ousadas. Entretanto, com o surgimento da tendência lumbersexual, que traz um look que lembra a imagem de lenhadores, o macacão pode ter o seu momento no guarda roupas masculinos.

Contanto com isso, o modelo mais básico é o macacão jardineira – que tudo mundo já usou em algum momento da infância. Além de lúdico, é uma peça fácil de combinar, uma vez que é quase sempre encontrada em jeans. Para quem busca um look ainda mais ousado, existem aquelas de manga longa, que lembram o uniforme de operários de fábrica. Ideais para o inverno, caem muito bem com sapatos mais pesados, como botas e coturnos, que equilibram.

Além disso, camisa, blazer, camisa jeans, camisa e gravata, regata, jaqueta na cintura e slip on, camisa de manga curta, camiseta colorida, jaqueta jeans e brikin são elementos que combinam com o macacão, além de trazerem um toque a mais à produção.

A história do macacão se confunde com a do jeans – as duas peças foram criadas para trabalhadores que lidavam com máquinas pesadas, com o intuito de proteção. Ele surgiu por volta dos anos 40 e foi utilizado com o mesmo propósito até meados dos anos 60. Quando o macacão masculino saiu das fábricas, foi parar no closet de Elvis Presley – inclusive, é uma de suas marcas. Quando os anos 80 começaram, a peça estava toda repaginada, cheia de cores, formas e materiais diversificados.

– macacão jardineira é o modelo básico;

– para o frio, manga longa, botas e coturnos;

– macacões em outros estilos além do jeans também fazem sucesso;

– camisa, blazer, camisa jeans, camisa e gravata, regata, jaqueta na cintura e slip on, camisa de manga curta, camiseta colorida, jaqueta jeans e brikin combinam com o macacão.

Depois de muito tempo esquecido, estilistas trazem para o outono/inverno 2016 o macacão, com a mesma pegada das décadas de 70 e 80. Jovens da geração YZ se apaixonam e acabam dando uma pegada mais moderna para o simples macacão. Use e ouse.