Listras masculinas: quais os cuidados ao escolher peças com listras e como usar elas ao seu favor?

Veja os cuidados necessários para montar looks com esse tipo de estamparia

Ela frequenta as rodas mais variadas do estilo: vai da moda jovem, às camisas de time de futebol em todo o mundo, ao retro, ao escritório e ao clássico esporte fino. O listrado é a estampa mais usada, sem dúvidas, pelos homens.

Contudo, surgem algumas dúvidas de como usá-las adequadamente e como combiná-las de acordo com o estilo sem desmerecê-lo.

Horizontais ou verticais

As listras, horizontais ou verticais, são democráticas e combinam com os mais diversos estilos de homem – do mais arrumadinho e intelectual, ao mais despojado e básico. As listras vestem bem qualquer tipo de corpo. Claro, é preciso tomar alguns cuidados, prestar atenção nos detalhes e na combinação das peças. Contudo, as listras são indispensáveis para qualquer homem – em camisas sociais, em camisas e camisetas básicas, calças, shorts, gravatas, etc.

Listras verticais: dão a impressão de alongar a silhueta (ótima escolha para os mais baixinhos e gordinhos.

Listras horizontais: dão a impressão de achatar a silhueta (ótima para os mais magros).

São regras básicas, mas que você pode muito bem ousar dependendo do seu estilo. Há gordinhos que usam listras horizontais e ficam muito bem.  O que importa mesmo é você estar confortável. Agora, ao usar listras, é bom brincar com proporções e combinações de cores. As cores mais fechadas tendem a diminuir a silhueta visualmente.

 

Camisa listrada social

Existem diversas dúvidas a respeito de combinar as listras com as gravatas também listradas. Como a maioria das camisas sociais tem listras verticais, a gravata também pode ser listrada, desde que as listras estejam na diagonal. A cor dela vai depender do modelo e da cor da camisa. Elas devem ter pelo menos um tom em comum, seja gravata lisa ou não.

Festas de formatura, casamento e outras mais formais, procure usar listras mais sutis e mais finais para não ir na contramão que o traje pede no evento. Isso serve também se for usar com terno risca de giz.

Camisa listrada casual

Para montar looks casuais, o melhor deles que se encaixa com as listras é o estilo navy. Listras pretas e brancas ou azuis e brancas são as mais usadas. Ela é inspirada no estilo marinheiro da época, por isso é chamada navy.

Vale ressaltar que camisa ou camiseta listrada e calça ou bermuda xadrez não combinam. O mesmo serve para estampas quadriculadas. E os modelos de camisetas gola v dão um visual mais moderno e jovem.

 

Use-as ao seu favor!