Lentes nos dentes: quanto vale o seu sorriso?

Confira sobre essa técnica dentária que melhora a aparência dos dentes

Agora é possível melhorar a estética do sorriso, corrigindo possíveis problemas de coloração, espaços entre os dentes e até mesmo prevenindo os desgastes naturais decorrentes da vida mastigatória. As facetas em porcelana ultrafina, conhecidas como lentes de contato dentais, é um grande sucesso que veio para mudar a vida e melhorar a autoestima de muita gente que quer ter um sorriso mais bonito e uniforme.

O produto consiste em uma finíssima lâmina de porcelana, medindo cerca de 0,2 mm de espessura, que é aplicada diretamente sobre a superfície do dente, envolvendo-o, de forma a cobrir manchas amareladas e até mesmo oferecendo a oportunidade de corrigir dentes levemente desalinhados.

De acordo com a Associação dos Protéticos Dentários do Estado de São Paulo (APDESP), a vantagem desse tipo de tratamento é que, diferentemente do que acontecia com a colocação das facetas clássicas de porcelana, não é necessário que o dentista desgaste muito os dentes com a broca, antes de fixar a lâmina de porcelana.

As facetas tradicionais exigiam, ao mínimo, 1 mm de desgaste. Dessa maneira é possível preservar ao máximo a estrutura natural de toda arcada dentária e ainda não sofrer nenhum tipo de dor durante a realização do procedimento.

Depois de desgastar uma fina camada do esmalte, o dentista tira o molde de todos os dentes que receberão a lente de contato, diretamente na boca do paciente. O molde segue para um laboratório, onde cada dente é esculpido em porcelana. Todo o processo dura, aproximadamente, sete dias.

Outras vantagens que tornam a realização do procedimento bastante atrativa é o fato do produto ser extremamente resistente ao desgaste, não sofrer mudanças em sua coloração com o passar do tempo e, ainda assim, proporcionar um efeito super natural. Tomando os cuidados básicos na higiene bucal e na mastigação de alimentos muito duros, a estimativa de vida útil do produto pode chegar a 10 anos.

Por ser uma novidade a apresentar diversas vantagens, é normal se esperar que a aplicação do produto não tenha um preço acessível a todos. Atualmente, o preço de cada lâmina pode variar entre R$ 1000,00 a R$ 3000,00, mas a tendência é que, com o passar do tempo, esse valor vá diminuindo.

Cuide dos seus dentes. A saúde deles também é importante.