Lentes de contato: há malefícios?

Fique por dentro das únicas contra indicações para esse procedimento estético

As lentes de contato dental ou dentais, utilizadas nos tratamentos odontológicos focados em correções e modificações essencialmente estéticas, são resultados do melhoramento nas técnicas de recobrimento dental com porcelanas – aumentando ainda mais a gama de técnicas para os tratamentos estéticos odontológicos de impacto. Confira com o Portal Nó de Gravata, as desvantagens, riscos, durabilidade e o tempo de tratamento.

Desvantagens das lentes de contato dental.

LIMITADO PODER DE CORREÇÃO: talvez seja a única desvantagem das lentes de contato dental. Por serem muito finas, grandes correções de forma e cor não conseguirão bons resultados finais de tratamento. Dentes que não respondem a clareamento dentário – diferenças de cor entre os próprios dentes – ou com mal posicionados não são indicados para o uso da técnica.

Qual a duração do tratamento?

Normalmente o tratamento com lentes de contato dental é realizado entre 10 a 14 dias após as consultas iniciais para planejamento do tratamento a ser realizado.

Qual a durabilidade da cor?

Não existem estudos para precisar qual o tempo de estabilidade de cor das lentes de contato. Como toda peça em porcelana (cerâmicas dentárias), elas amarelam com o tempo. Mesmo assim, permanecem muitos anos a mais com plena estabilidade de cor quando comparadas com as resinas odontológicas.

Esperar uma excelente qualidade de cor por pelo menos dez anos é compatível com a qualidade do material. Estudos científicos de grande longevidade das lentes de contato em porcelana ainda são poucos dado que a técnica é recente.

Entretanto, estudos com facetas em porcelana demonstram após dez anos de tratamentos resultados excepcionais de adaptação dos dispositivos – aliás, nesses estudos, a alteração de cor já pode ser perceptível após todos esses anos. Novas porcelanas para a correção desses problemas são lançadas a cada ano e esperamos que as próximas pesquisas sejam mais animadoras com relação à alteração de cor.

Riscos do tratamento estético

Os tratamentos com as lentes de contato dental em porcelana não oferecem riscos potenciais ao paciente, quando bem planejadas e executas. Aliás, a grande maioria dos tratamentos não necessita de alterações da superfície dentária para serem executadas, podendo causar poucos danos à estrutura ou atingir a polpa dentária – um problema que necessitaria de um tratamento de canal prévio. Um detalhe importante diz respeito à adesão dessas lentes aos dentes. O procedimento de colagem pode danificar – arranhar – a superfície dentária nos casos aonde a remoção dos mesmos será necessária.

Consultório Odontológico Dr. Weidson Gonçalves

Rua Fortaleza, 2533

Cascavel/PR

(45) 3038-4102

(45) 99900-6671