Inspirações de gravata borboleta para o dia a dia

Veja quais estilos de gravata borboleta combinam melhor com cada produção para o dia a dia

A gravata borboleta é sinônimo de sofisticação, e estamos acostumados a ver astros e personalidades do entretenimento vestindo esse acessório em eventos de gala e grandes festas.

Historicamente, a gravata surgiu entre os mercenários croatas durantes as guerras prussianas no século XVII: utilizavam uma espécie de lenço enrolado no pescoço com um lado na abertura das camisas.

Os franceses adaptaram esse tipo de laço e, com a popularização da moda na Europa entre os séculos XVIII e XIX, a gravata borboleta começou a ganhar espaço pelo mundo.

Comumente, vemos homens a utilizando em eventos formais, mas você pode adaptar essa peça ao seu dia a dia e estilo.

Camisa social

A gravata borboleta é uma peça mais elegante e difícil de combinar com roupas mais despojadas. Por isso, a camisa social é sempre uma boa escolha.

Você pode utilizar gravatas com o mesmo tecido e estampa, como, por exemplo, a micro estampa em xadrez, caso queira seguir um padrão, ou também pode vestir modelos em tons neutros com camisas jeans de lavagem clara.

Nerd e Moderno

O estereótipo daquele nerd clássico pode ser adaptado em um visual mais elegante e atraente. Você pode, inclusive, vestir a gravata borboleta com suspensório e colete e ainda manter uma aparência extremamente interessante.

Porém, esse tipo de combinação combina com seu estilo, ou simplesmente você parece que está fantasiado? Caso já vista peças mais clássicas e goste de um ar mais rockabilly em suas composições, então pode apostar na gravata borboleta.

Como um complô, vista camisas mais largas e lisas. Não arrisque com estampas ou cores chamativas. A gravata borboleta também precisa ser em tons mais neutros. Como marrom, azul marinho ou preto. Escolha tecidos nobres e mais pesados na hora de escolher qual gravata vá levar e combine os tons dela com as cores do suspensório.

Despojado

Você pode transmitir um ar mais despojado e utilizar a gravata ao mesmo tempo. Para conseguir um visual, continue optando por peças largas e vista botas mais pesadas nos pés. Abuse no jeans com lavagem mais escura e de casacos largos para sobrepor as camisas.

Calças de algodão com lavagens mais claras também podem ser uma boa ideia se você combinar o tom delas com a cor da gravata. Além do mais, gravata borboleta no estilo poá e étnico combinam perfeitamente com esse estilo. O acabamento para sua produção ficar completa.

Sobreposição no frio

Com a vinda da nova estação, junto com ela vem o frio, e como a gravata borboleta nasceu de uma adaptação de lenço para proteger a região do pescoço, utilizá-las com outras peças em dias frios é uma excelente dica de estilo.

A camisa para sustentar a gravata deve ser mantida, mas você pode colocar outra camisa jeans por cima e sobrepor tudo com um casaco mais pesado. E a gravata acompanha o estilo: sóbrio, um pouco pesado. Se achar que o look está muito escuro, pode optar por trazer “alegria” na gravata. A micro estampa floral ou em diferentes desenhos geométricos, que irão dar um toque moderno e diferencial para a sua produção.

Uma grande novidade são as gravatas em tricô. São harmoniosas com esse tipo de look, ainda mais por proteger ainda mais nos dias de frio extremo.

Para trabalhar

Você não trabalha de terno e gravata, mas, mesmo assim, quer utilizar a gravata borboleta na sua rotina? Bom, a solução é simples: combine a peça com blazers ou jaquetas com tons semelhantes ou, inclusive, opte por um conjunto neutro em tons de preto e uma gravata colorida ou estampada para quebrar o ar sério.

Porém, na hora de escolher uma gravata com estampas é importante ter uma visão crítica: opte por padrões geométricos e fuja de desenhos infantis, ou muito grandes, como bolas ou flores em um tamanho maior. A micro estampa é perfeita para auxiliar.