Gravata com camisa por fora pode?

Veja mais sobre esse estilo que divide opiniões

Sendo a gravata um acessório geralmente ligado ao traje formal, muita gente tem dúvidas ao combinar a peça com roupas casuais e insegurança se o look apresenta alguma coisa fora do comum como no caso da camisa usada por fora da calça.

Com a vida corrida dos centros urbanos e com as altas temperaturas que atingem as extremidades no Brasil, quem utiliza os conjuntos formais de trabalho – camisa social, terno e gravata – tem buscado formais mais leves e dinâmicas para vestir, sem, contudo, perder a elegância, a formalidade e o estilo. Uma moda entre os profissionais liberais tem sido o uso da gravata com a camisa por fora da calça. Porém será que essa forma de vestir pega bem?

Se o combo fosso formal, seria completamente errado. Contudo, como se trata de uma combinação casual, o uso do acessório é permitido e, diga-se de passagem, é bem descontraído.

Modelos casuais com xadrez, listras ou micro estampas são os melhores, entretanto, se a camisa guarda muita semelhança com as sociais talvez não seja uma boa ideia usá-la dessa maneira. O comprimento também é importante. Esse visual fica melhor com uma camisa que vá até a metade do quadril, com a gravata terminando, mais ou menos, 10 cm antes.

Não existe, todavia, uma regra para qual modelo de gravata usar: pode usar qualquer tipo, mas as skinny (gravata fina da moda masculina dos anos 80) ou slim – use elas apenas se não estiver acima do peso, pois ela realça sua barriga. As feitas de materiais diferentes do Jacquard (seda ou poliéster) sempre têm uma pegada mais descolada que cai muito bem nesse caso, como as de crochê, de malha, lã, linho ou até jeans.

É aconselhável apostar neste look em ocasiões informais, como um passeio ao shopping, ida ao cinema ou encontro diurno em um local totalmente informal. Para outro lado, baladas sofisticadas, jantares com o mínimo de formalidade, restaurantes luxuosos e encontros noturnos podem algo mais alinhado. Para trabalho, só é permitido se sua empresa realmente não liga, e você não vai ter que encontrar nenhum cliente no dia, pois nem todo mundo acha profissionais esse tipo de traje.

Esse tipo de combinação já esteve em alta nos anos 80 e parece que de tempo em tempos volta a ganhar destaque, tendo um breve retorno nos anos 90. E agora, nos últimos anos, parece estar mais ligado ao estilo de quem veste do que a alguma tendência propriamente dita.

Você usaria?