Gravata borboleta ou normal? Crie composições ousadas

Veja as opções de gravatas e suas composições

Hoje, a gravata é a peça chave no vestuário masculino, pois, se analisarmos bem, é uma das poucas variações que o homem pode adotar para adicionar personalidade seja em qual for o traje.

 

Gravata Clássica ou Standard

Este tipo de gravata é um pouco mais larga e o material geralmente é seda tecida ou impressa. Existem variações mais espessas como em lã, por exemplo. É o tipo de gravata preferido de figuras políticas. Também é um modelo democrático porque pode ser usado por homens de quaisquer idades, biotipo ou largura do pescoço. Frequentam quase todos os eventos sociais que exijam passeio completo ou esporte-fino e todos os eventos corporativos formais.

Gravata Slim ou Skinny

Este tipo de gravata está em alta e é muito usada pelos homens que buscam um look moderno, clássico e com requinte. Contudo, são necessários alguns cuidados para usar a gravata slim, uma delas é o paletó, terno calça social ou blazer, todos eles devem ser da mesma composição: slim.

Além do mais, não se restringe apenas ao paletó ou terno, também pode ser usada somente com a camisa. Esta, entretanto, não deve ser usada com muitos detalhes, o modelo básico é o mais cabível, assim ficará um look jovial e despojado.

Gravata Crochê

Grande sucesso nos anos 80, a gravata crochê voltou à tona nas últimas temporadas e tornou-se uma ótima escolha para o inverno. Com opções clássicas e lisas.

A ponta geralmente reta, o modelo lembra um “cachecol social”, e o diferencial são os pontos do tecido – mais abertos ou fechados –, podendo ser feitos de crochê de linha de seda e são retangulares, não possuem aquela ponta V das gravatas mais tradicionais. São mais adequadas para uma ocasião mais despojada. E as cores mantêm o ar retrô da peça.

Gravata Borboleta

Item obrigatório quando o assunto é elegância, glamour e eventos de alto nível. Perfeito para trajes sociais masculinos, de gala ou a rigor, como smoking e summer, sendo a cor preta a mais indicada e tradicional, mas podendo vir nas cores branca, vermelha, cinza ou azul turquesa.

Porém, não existem apenas esses modelos de gravata borboleta no mercado, existem vários. Você deve levar em consideração qual o seu estilo e a ocasião que usará antes de comprar. As gravatas mais coloridas e estampadas têm um toque mais casual e são ótimas para usar durante o dia. Já as mais sóbrias, para eventos noturnos sofisticados, como citado.

Além disso, é preciso pensar na roupa que usará. Não pode levar apenas em consideração a cor da gravata, mas sua estampa também. Uma camisa listrada, por exemplo, pode anular uma gravata borboleta listrada. As listras combinam bem com estampas minimalistas ou médias. Apesar disso, você pode escolher uma gravata borboleta com suspensório ou colete de alfaiataria.

 

Qual lhe agradou mais? É hora de ousar mais no estilo: acerte na gravata. O modelo certo para a ocasião certa fará toda a diferença.