Frio: cuidados com o carro no inverno

Cuidados com o carro no frio

Devido ao frio e à chuva, o uso do carro no inverno é uma atitude recorrente e confortável. Porém, assim como os cuidados com a saúde exigidos pela estação, o nosso carro no inverno também merece uma atenção especial para não ter seu desempenho comprometido.

Bateria

O motor do carro no inverno precisa mais da bateria para funcionar. Como o óleo pode estar mais viscoso no frio e isto exige mais energia, é importante verificar se está tudo em ordem com a bateria.

Motor de arranque

Fundamental na hora da partida, o motor de arranque é mais exigido no inverno. Itens como o bendix e as escovas deste componente são os que costumam apresentar mais defeitos na maioria das vezes.

Reservatório de partida a frio

Os carros flex possuem um reservatório que deve ser abastecido com gasolina para facilitar a partida quando o carro estiver abastecido com álcool. Quando a temperatura fica acima de 20°C, a gasolina deste reservatório não é utilizada, mas com a queda da temperatura, o carro no inverno pode apresentar alguns problemas. Neste caso, é necessário levar o carro até uma oficina para retirar o líquido que está no reservatório e abastecê-lo novamente.

Afogador

Quando você for dirigir o carro no inverno, na hora da partida o afogador do carburador é mais requisitado. Por isso, é importante verificar o carburador nesta época.

Ar condicionado

Mesmo sendo bem mais utilizado no verão, é recomendado que o ar-condicionado seja ligado no inverno, pelo menos uma vez por semana durante 10 minutos. Esse tempo de funcionamento fará o gás circular pela tubulação e lubrificar as borrachas, mantendo a qualidade do ar condicionado.