Fall Winter Prada 2016: tendências masculinas e femininas outono-inverno

Veja as tendências de Miuccia Prada para o outono-inverno 2016

Domingo, dia 17 de Janeiro, em Milão, a Prada apresentou sua nova coleção Fall Winter 2016 masculina e looks Pre-Fall 2016 femininos.

2015 foi um ano muito difícil, não há como negar. E isso em âmbito mundial. O que fez com que 2016 herdasse um ar pesado e pessimista. Só que o olhar de Miuccia Prada para tudo isso chega a ser perverso: ela nos faz encarar o que estamos fazendo no desfile da linha masculina e feminina Fall Winter 2016 e, consequentemente, refletindo a respeito. O pessimismo nos levará para onde?

No backstage de seus desfiles, Miuccia soltava palavras que simbolizavam sua nova coleção: “imaginação, fome, imigração, assassinato, pessimismo”. O chapéu estilo marinheiro de alguns stylings pode significar tanto um marinheiro, para eles, quanto uma enfermeira, para elas. Sendo que a cartela de cor na sua maior parte é escura, e aparecem elementos “destacados” e/ou “desabados”: a lapela, o punho, e a gola da camisa. O cenário, construído com uma arena pública, com tribunais, também remete ao julgamento, e ao mesmo tempo é cheio de espaços ocultos por sombra, deixando o clima ainda mais sombrio.

As estampas criadas especialmente para marca pelo artista Christophe Chemin são um caso à parte: recriações de imagens tão típicas dos livros de História da Arte, mas descontextualizadas, ressignificadas, como que questionando o passado ou sua representação. Referências das próprias peças, que misturam outras décadas com o contemporâneo. Sugerem uma questão: aprendemos com a experiência? O que aprendemos?

Enquanto às propostas que podem virar tendências, temos a camisa branca com estampa localizada grande (inclusive usada como vestido por elas, algo como um novo chemise); capas-pelerines para eles; a volta do xadrez mais careta em cores neutras e de couro caramelo.

Cores: marrom, cinza, preto, marrom conhaque, azul escuro, azul claro, branco, vermelho e bordô.

Materiais: lã fria, couro nappa, couro com pedaços de retalhos, popeline de algodão, tecidos técnicos, malha de lã, shearling.

Acessórios: chapéus com inspiração nos modelos de marinheiros, bolsa de ombros, cintos de couro, colares individuais, correntes de metal que penduram o cinto, calçados de couro de cano alto.