Facetas de porcelana: quem pode usar?

Saiba mais sobre esse tratamento estético, como é feito e os cuidados necessários

Um dos procedimentos mais avançados na estética bucal atual é o uso das facetas de porcelana, consideradas por muitos profissionais como o avanço científico do século na área de odontologia e estética. Atualmente é o procedimento estético mais procurado por pessoas cujo trabalho está ligado à aparência e muitas vezes o relacionado com a autoestima.

O que são facetas?

De acordo com a Academia Americana da Odontologia Cosmética (AACD), uma faceta é uma “peça fina de porcelana usada para recriar a aparência natural dos dentes, ao mesmo tempo em que fornece força e elasticidade comparável ao esmalte do dente natural.” Elas são moldadas para acompanhar o contorno dos dentes e coladas ao esmalte natural durante vários procedimentos de consultório.

Quais pacientes são indicados para esse procedimento?

As facetas de porcelana podem melhorar muito o sorriso de uma pessoa, recuperando também a autoconfiança e autoestima, já que podem clarear os dentes, corrigir a dentição torta e manchada, diminuir a distância entre os dentes, aumentar o tamanho, corrigir curvatura, melhorar o formato, solucionar a aparência do esmalte dental desgastado, entre tantas outras indicações.

A decisão do tratamento com facetas de porcelana depende de alguns fatores:

– Necessidade estética;

– Melhora da função mastigatória;

– Expectativa do paciente;

– Integridade da estrutura dentária remanescente;

– Durabilidade.

Como é feito o tratamento?

O procedimento estético bucal começa com fotografias dos dentes, do rosto, do sorriso, radiografias, moldagem para confecção de modelos de estudo, onde as modificações são enceradas permitindo a confecção do mock-up (prévia de como ficarão os dentes), dos provisórios e das facetas propriamente ditas. O tempo entre o preparo e a colocação das facetas é de uma semana ou duas sessões: uma para preparar os dentes, moldar e fazer os provisórios; outra sessão para a cimentação.

Qual a diferença entre faceta e lentes?

É simples, a faceta precisa desgastar o dente e a lente o desgaste é muito pouco ou nada. A lente é para pequenas correções, como fechamento de espaços, aumento do comprimento, largura, arredondamento de ângulos. É tão fina que parece transparente, pois isso ganhou o nome de lente de contato dental.

Cuidados com as facetas

Deve-se escovar e usar o fio dental como a pessoa faria com os dentes regulares. Escovar adequadamente os dentes diariamente e usar cremes dentais com flúor não abrasivos. Limitar o consumo de café e de outros alimentos causadores de manchas.

Tenha em mente que as facetas terão de ser substituídas em algum momento, independentemente da maneira correta com que você cuida delas. Mas a higiene bucal ajudará a prolongar sua vida útil o mais possível.

Se você se decidir pelas facetas, deverá consultar o dentista e certificar-se de ter compreendido todo o processo e o custo. Um belo sorriso faz a pessoa se sentir melhor e pode aumentar a confiança e o bem-estar.

Consultório Odontológico Dr. Weidson Gonçalves

Rua Fortaleza, 2533

Cascavel/PR

(45) 3038-4102

(45) 99900-6671