Exercícios aeróbicos para eliminar a gordura localizada

Veja como exercícios aeróbicos podem auxiliar na queima de gordura localizada

É difícil encontrar alguém que não se incomode com uma gordurinha extra presente em algum lugar do corpo. Ela pode estar na barriga, culote, parte interior das coxas, cintura, braços ou costas. A boa notícia é que essa gordura localizada pode sumir, ou ao menos diminuir, com a combinação de exercícios e dieta balanceada.

Para iniciantes, os exercícios com características aeróbicas são importantes, pois irão agir usando predominantemente a gordura como fonte de energia, mas é bom frisar que a gordura sai do corpo como um todo e não apenas naquela região que está sendo exercitada. Porém, o que as pessoas querem não é só a redução de gordura, mas também a definição muscular, e isso ocorre quando há menos gordura e mais músculos. Por isso, é importante fazer também um trabalho muscular dando ênfase na região que deseja ter mais resultados estéticos.

A linha de raciocínio e a ciência sugerem os treinamentos intervalados de alta intensidade que podem ser apenas aeróbicos ou combinados com o trabalho de força/resistência muscular – musculação, treinamento funcional, Pilates, etc. Algo como dois minutos correndo na esteira e dois andando para o trabalho aeróbico e se quiser pode ser inserido uma série com 2 ou 3 exercícios musculares a cada ciclo. Essa estratégia trará mais adaptações positivas no corpo e de contrapartida ainda irá contribuir muito com a queima de gordura, já que esse formato gera um débito de oxigênio e faz com que o corpo fique com o metabolismo mais acelerado durante alguns minutos ou horas para cobrir o “prejuízo”.

Barriga

Para perder barriga é necessário fortalecer os músculos na região abdominal. Por isso, os exercícios nessa região são grandes aliados neste processo. É interessante exercitar todas as regiões do abdômen, o supra abdominal (parte superior), os oblíquos (lateral) e o infra abdominal (parte inferior).

Os abdominais com bola podem permitir maior amplitude de movimento, o que aumenta a intensidade. Para conseguir o fortalecimento da região, a orientação é realizar os abdominais ao menos três vezes por semana.

Cintura

Para reduzir as gorduras na região, vale investir em lutas como o boxe e o muaythai. Como eles trabalham na movimentação do tronco ajudam na definição dessa região. Essas lutas também vão trabalhar os braços. Além disso, as lutas são ótimos exercícios aeróbicos, o que irá ajudar na queima de gordura extra. A orientação é praticar essas lutas de duas a três vezes por semana.

Não gosta de lutas? Então aposte nos abdominais oblíquos, os laterais, que irão contribuir para o ganho de massa muscular no local.

Culote

Para esta região vale investir no aparelho de musculação cadeira abdutora. Ele tem movimentos específicos para a musculatura dos glúteos e por isso irá ajudar na diminuição do culote. Para realizar o exercício de abdução, posicione o aparelho na parte externa das pernas eajuste a carga de acordo com a sua força. Também vale realizar a abdução com caneleira. Este é o melhor exercício para o fortalecimento da região do culote.

O step também é interessante porque trabalha as musculaturas dos glúteos, posteriores da coxa e panturrilha. O agachamento também é uma boa alternativa, pois trabalha as partes internas e externas das coxas. A orientação é exercitar a região do culote de duas a três vezes por semana.

Parte interna das coxas

Para exercitar a parte interna das coxas, invista na cadeira adutora, na qual os movimentos são feitos empurrando o aparelho contra a parte interna das pernas. A adutora feita no chão com caneleiras nas pernas também é uma alternativa. A orientação é exercitar a região entre duas a três vezes por semana.

Braços

Para definir o músculo do tríceps do braço, aquele do tchauzinho, alguns exercícios podem ser grande aliados. O tríceps francês, o tríceps testa, o pulley, a rosca direta, a rosca concentrada e a rosca martelo são boas alternativas para fortalecer a região.

Flancos

Para reduzir os flancos, aquela gordurinha extra localizada um pouco acima dos quadris, é preciso focar no abdômen e na parte exterior das coxas. Invista na abdominal oblíqua, a lateral e também na cadeira abdutora. Não existe um exercício que foca completamente na região dos flancos. Por isso, é a combinação entre os dois exercícios, abdômen oblíqua e cadeira abdutora, que irá contribuir para a definição da área. A orientação é fazer essas atividades entre duas e três vezes por semana.

Costas

As gordurinhas nas costas incomodam? A solução são atividades para estimular a musculatura dessa região. Neste caso, o pulley frente e a remada sentado ajudam no fortalecimento da região.

 

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Cuidar faz bem.

 

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