Entenda o que se passa na cabeça das mulheres

Segredos? A mente feminina é um mistério

Embora ambos os sexos possuam a mesma quantidade de massa cefálica e capacidades intelectuais similares, a mente das mulheres e dos homens assumem diferentes modos de processar a informação e executar tarefas. Da mesma maneira que homens e mulheres possuem características físicas e hormonais distintas, existem algumas diferenças cerebrais.

Segundo Anne Moir, Neuropsicologista da Universidade de Oxford na Inglaterra, durante a evolução humana, devido a necessidade de caçar, sobreviver e garantir a existência de sua prole, a mente dos homens desenvolveram habilidades manuais, visuais e de coordenação para construir ferramentas. Por isso, um cérebro masculino tem mais habilidades funcionais.

Já as mulheres preparavam os alimentos e cuidavam dos mais novos. Elas tinham que entender os bebês, ler sua linguagem corporal e ajudá-los a sobreviver. Também relacionavam-se com outras do mesmo grupo, pois a comunidade precisava permanecer unida. Devido a isso, a mente feminina passou a se desenvolver em demasia quanto as habilidades sociais.

No cérebro feminino, a marca é a empatia. A mente das mulheres tende a ter mais facilidade em identificar emoções alheias e em responder de forma apropriada. A empatia é estreitamente associada à habilidade verbal. Um fator é ao mesmo tempo e causa e consequência do outro.

Principais características

A mente feminina possui uma ampla capacidade com linguagem verbal. A mente das mulheres processa as informações nos dois lados do cérebro, geralmente com predominância do esquerdo.

– maior organização

– melhores habilidades verbais

– melhor fluência verbal

– melhor coordenação motora fina

– melhor percepção de detalhes