Empresa dos sonhos: assuma seu próprio negócio

Metas, planos e ideias, tudo o que seu negócio precisa para ser um sucesso

Muitas são as razões para querer ser o dono do próprio negócio. E, quase sempre, somente o lado bom é analisado. Raros são os empreendedores que fazem um Plano de Negócios completo, uma pesquisa de mercado ou qualquer outro estudo mais aprofundado, antes de colocar todo o capital que tem e que não tem e todo o seu tempo em um novo empreendimento.

 

Passo a passo

Uma boa gestão considera estratégias de marketing, um fluxo de caixa controlado e passa também por muita criatividade e inovação.

Saiba que negócio abrir: você quer se tornar um empreendedor, mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir? Procure algo que adentre sugestões de como ganhar dinheiro e descubra o que é preciso ter para montar um negócio.

Veja se você tem perfil: para tornar um negócio realidade, é preciso ter perfil empreendedor, conhecer a realidade do mercado e organizar um Plano de Negócios.

Reúna informações sobre o negócio: em seguida, você precisa coletar informações para dar subsídio consistente à criação da empresa.

Organiza-se: a terceira iniciativa é organizar as informações coletadas.

Saiba como obter crédito para o seu negócio: entender quais são os principais fatores avaliados pelos agentes financeiros para analisar a capacidade de pagamento da empresa e os documentos exigidos para realização de uma operação financeira podem ser determinantes para conseguir um empréstimo.

Coloque a mão na massa: a última etapa é registrar o negócio e torná-lo realidade.

 

Criando uma ideia comercial infalível e visando clientes em potencial

Pensar em uma ideia comercializável é o primeiro passo na direção do empreendedorismo. Todos os dias, alguém aparece com boas ideias comerciais.

Pense em alguma coisa que lhe interessou ou em alguma coisa que você possa fazer bem. O ideal é abrir um negócio de aceitação no mercado, que incorpore alguma coisa que você goste ou saiba fazer bem.

Você acha que a sua ideia é boa e será bem aceita, mas o público, o que acha dela? É hora de descobrir isso fazendo uma pesquisa de mercado. Se tiver dinheiro, poderá contratar uma empresa especializada. No entanto, a maioria dos empresários em início de carreira não podem se dar ao luxo de contratar serviços de outras firmas e devem eles mesmos fazer o trabalho. Isto pode ser conseguido através de questionário enviado em sistema de mala-direta ou tentando o produto através da internet ou colocação de anúncio em jornais ou revistas.

Independente do método que você usar, não se esqueça de fazer algum tipo de pesquisa de mercado. Isso porque lhe poupará tempo e dinheiro.

 

Administrando seu próprio negócio

Depois que você tiver a sua empresa, certifique-se de ter a competência administrativa necessária para mantê-la forte e viva. Muitas empresas falem por causa da incapacidade de seus proprietários de tocar um negócio. Para ajudar, familiarize-se com os procedimentos básicos de contabilidade, ordens de compra, inventário, manutenção de registros, rotatividade de estoque, acúmulo de estoque, remarcações, balanços, lucros e perdas, ou então obtenha a assistência de um contador.

 

Habilidades necessárias para ser um empresário de sucesso

– comunicar-se bem oralmente e por escrito

– administrar a empresa

– conhecer o negócio, o produto e o mercado

– vender

– supervisionar pessoas

– delegrar responsabilidade

– organizar

– administrar o tempo

– executar procedimentos básicos de contabilidade

– estabelecer prioridades

– ser um bom administrador

– analisar

– avaliar situações

– tomar decisões sólidas

– solucionar problemas

– detectar problemas

– manter registro

– persuadir

– lidar com reclamações

– fazer trabalho detalhado

– ser imaginativo

– ter visão

– elaborar propostas

– entrevistar

– lidar com pressão

– trabalhar durante longas horas

– negociar

 

Informações adicionais

Depois que estiver escolhido o tipo de atividade com que vai trabalhar, você precisará tomar outras importantes decisões:

– vai trabalhar sozinho?

– vai ter algum sócio?

– vai pagar algumas pessoas para trabalhar com você?

– vai criar uma empresa domiciliar?