Decoração: quais as vantagens de se ter uma sapateira exclusiva para guardar os calçados?

Veja a importância de ter um local para guardar seus sapatos

Se existe algo difícil em termos em excesso são os sapatos. Porém, independentemente da quantidade de sapatos que tiver, o importante é que estejam sempre organizados, limpos e acessíveis.

O local para guardá-los deve ser arejado, com ventilação direta e nunca deve receber sol direto e nem ficar exposto em áreas molhadas. É importante lembrar que se deve evitar guardar sapatos dentro do seu armário de roupas. Além de o armário ser mais suscetível à umidade, deixa a sujeira da rua que vem dos sapatos perto das roupas (e isso não é algo bom).

É nessas horas que a sapateira entre em cena. Uma boa sapateira deve dispor os sapatos enfileirados de maneira que possam sempre estar à vista, fáceis de serem pegos e com ventilação suficiente para evitar mau cheiro e mofo.

O tipo de sapateira ou de arrumação vai depender do tamanho e estilo do ambiente, da quantidade de sapatos que você tem e, claro, dos hábitos que possui.

As sapateiras geralmente são geralmente fechadas por portas, sendo uma ótima opção para conservar os sapatos longe de poeira e evitar que fiquem à mostra. Algumas opções oferecem prateleiras, gaveteiros e espelhos, além de espaço para guardar e apoiar outros objetos.

Sapateiras instaladas em paredes ou portas são boas para quem quer poupar espaço em ambientes pequenos. Podem ser encontradas em tecidos laváveis e aramadas. Já as sapateiras extensivas ou empilháveis, são ideais para aqueles sapatos que vão aumentando ao longo do tempo. Você pode ajustar o tamanho desse tipo de sapateira de acordo com sua necessidade.

Lembre-se de nunca guardar um sapato sem antes limpá-lo por dentro e por fora. Sempre que o descalçar, deixe-o respirar por algumas horas na área de serviço antes de retorná-lo à sapateira.

Sapatos em ordem e no lugar certo garantem maior conservação, facilitam na hora de escolher qual combina melhor com suas roupas e seus acessórios e ainda contribuem para a otimização do espaço.