Couros: quais as melhores opções para decoração?

Móveis, acabamentos e detalhes em couro que sofisticam o ambiente

O que você acha de usar couro na decoração? Muita gente acha o couro coisa de casa velha, mas não é bem assim. Se você gosta é possível inseri-lo na decoração da casa ou do ambiente de trabalho, deixando-os modernos e do jeito que gosta. O couro é um estilo mais rústico, mas não quer dizer que sua casa precisa ser rústica para usá-lo.

Os diferentes estilos dão uma orientação, mas quem escolhe o que entra na sua casa é você. É bem possível misturar vários estilos e ter o ambiente bem decorado, moderno, com estilo e, mais importante, com identidade.

Esse recurso que nunca sai de moda pode ser encontrado em três formas: couro legítimo ou couro natural, couro sintético – normalmente fabricado em poliuretano – e couro ecológico, o qual, embora também seja extraído da matéria prima animal com o legítimo, passa por processos menos nocivos ao meio ambiente.

Inspirações do uso do couro na decoração

Mobiliário em couro

Seja em sofás, pufes ou poltronas na sala; mesas ou prateleiras revestidas em couro no escritório; ou utilizado na cabeceira da cama no quarto, o couro se faz presente e refina qualquer cômodo da casa.

Normalmente é utilizado na forração de sofás e poltronas. Contudo, pode ser utilizado também sobre paredes e móveis variados.

Vale frisar que móveis em tons escuros diminuem a noção de espaço do ambiente, devendo ter cuidado para não utilizá-los em excesso.

Decoração em geral

Organizadores, vasos, tapetes ou porta-retratos e até persianas, a lista de itens decorativos que podem ser produzidos é enorme. Em cores e acabamentos variados, esses objetos mudam o visual do cômodo. Até mesmo paredes revestidas em placas de couro ganham vida nova a partir da aplicação do material.

Os objetos em couro mais comuns são as bandejas e revisteiros. É possível encontrar detalhes de couro em vasos e mesmo em molduras de quadros, o que dá um visual fantástico.

 

Estilos decorativos que mais usam couro

Como material atemporal, o couro é versátil e pode ser aplicado em diferentes estilos de decoração.

Contemporâneo

Para quem gosta do estilo contemporâneo, utilizar objetos ou móveis texturizados ou mesmo lisos, em cores ousadas, como vinho, cinza e amarelo. A textura croco é a favorita, uma imitação da textura da pele de crocodilo que traz mais personalidade ao móvel ou objeto de decoração. Para garantir um visual contemporâneo, adicione peças de metal, aço, vidro, ou mesmo mármore, para garantir um visual mais sóbrio.

Retrô

Uma boa opção para representar o visual mais antigo é escolher um móvel em tom pastel. Banquetas em cores pasteis são características desse estilo, assim como as banquetas de bar vermelhas ou pretas. Um ótimo exemplo de objeto decorativo são as malas antigas em couro, que compõem muito bem com a inspiração mais retrô.

Rústico

No caso do estilo rústico, utilizar o couro no seu estado natural, com aspecto gasto. O ideal é combinar peças feitas nesse material com mobiliários e acessórios de madeira, carpetes e almofadas.

Country

Para um visual country, móveis pesados, nos quais o couro se misture com a madeira. Para a sensação de aconchego, almofadas e tapetes de pele ou pele de animais. A partir dessas combinações, a decoração ganhará ares bucólicos ao ambiente, remetendo à vida da fazenda.

Sofisticado

Para um ambiente sofisticado, o couro macio e tratado é a melhor opção. Aplicado no mobiliário, ou em acessórios, resulta em uma aparência bastante fina. Cores neutras são perfeitas para esse estilo.

 

Como cuidar do couro utilizado na decoração

Embora o material seja de alta durabilidade, uma das dúvidas mais frequentes na hora de se escolher um móvel ou objeto em couro é a sua manutenção.

– Antes de mais nada olhe a etiqueta do objeto. Lá são encontradas as restrições que possam haver em relação a determinados produtos;

– Comece a limpeza passando uma flanela ou pano macio para retirar a poeira da superfície;

– Utilize detergente neutro diluído em água. Passe no objeto ou móvel um pano molhado nessa mistura e bem torcido, de forma suave;

– Passe, então, outro pano, esse seco, para retirar completamente a umidade;

– Por último, aplique um produto próprio para couros, o qual irá ajudar a fornecer proteção e durabilidade ao material.

 

Com essas dicas e inspirações, fica fácil decorar com esse material imponente e marcante que é couro. Escolha seu estilo, cor e peça favorita e comece já a dar um toque especial aos seus ambientes utilizando couro na decoração.