Cor para cada ambiente

As cores também influenciam no ambiente

Cada cor transmite um tipo de sensação: cores mais claras remetem à tranqulidade, enquanto tons mais quentes trazem mais alegria ao ambiente. Porém, dependendo do ambiente e da cor escolhida, o efeito poderá ser negativo, trazendo depressão e tristeza. Então, como saber qual sensação é a melhor para cada cômodo da casa?

 

Cores para cada ambiente

Sala de estar e sala íntima: use cores claras e neutras como rosa, areia, verde camomila, erva doce, salmão e tons pastel. Estas cores irão deixar o ambiente acolhedor e tranquilo. Evite cores berrantes como vermelho e laranja, que deixam o ambiente energizado.

Sala de TV: no local para ver filmes, jogos e novelas em família e comendo pipoca, use cores escuras como azul royal, verde oliva, vinho, azul petróleo, etc. Não coloque vermelho ou laranja, pois são cores que atrapalham os olhos.

Sala de jantar: aposte em cores claras como pêssego, lilás rosado, goiaba ou verde maçã. Ou cores fortes como terracota, laranja, vinho ou vermelho – use estas cores só em uma parede.

Cozinha: opte por branco na maior parte do ambiente e utilize as cores para dar personalidade e vida ao local.

Escritório: invista em cores que estimulam a mente como amarelo, verde limão e pêssego.

Quarto do casal: cores românticas como rosa, lilás rosado, verde camomila e violeta. Use cores fortes e escuras na cabeceira da cama: vermelho, roxo, azul índigo, berinjela, etc.

Quarto das crianças: cores sempre claras para as crianças ou tons pastel: verde, azul, amarelo, rosa, lilás.

Quarto de solteiro: aposte em cores claras e neutras para uma boa noite de sono. Sempre tons pastel. Use uma cor mais escura como verde, azul, goiaba ou rosa na cabeceira da cama.

Área externa/varanda gourmet: para áreas externas as cores fortes são bem-vindas, pois se trata de um ambiente aperto e amplo.

 

Paredes x móveis

É importante criar um equilíbrio entre os móveis e as paredes para não dar a impressão de um ambiente pesado. As cores são bem-vindas, mas sempre lembrando que, se a parede é escura, contrabalanceie com móveis claros. E se a parede é clara pode optar por móveis mais escuros, de madeira ou laca.

 

Cores difíceis de serem utilizadas

Cores como o laranja e roxo são mais difíceis de combinar. Ao utilizá-las opte por branco, preto e cinza no restante da decoração. Os tons madeirados e metálicos também se aplicam bem a essas cores.