Como trocar um pneu na rodovia sem passar sufoco?

Chega de apuros!

O pneu estourou? Não sabe o que fazer? Calma, tudo tem uma solução.

Passo 1

Quando notar que seus pneus furaram, o OBSERVATÓRIO lembra que não é necessário para imediatamente, mas procure ser rápido. Escolha um local apropriado para a troca para minimizar seu esforço e ampliar sua segurança. Procure uma via plana e reta e para em um local seguro. Sinalize com o triângulo de segurança em até 30 m do veículo e com pisca alerta. Normalmente a chave de roda e o macaca ficam guardados juntos com o triângulo de sinalização no porta-malas do carro.

Passo 2

Após se posicionar e sinalizar, solte os parafusos da roda. Não os remoa, apenas alivie a pressão girando a chave no sentindo anti-horário. Só então posicione o macaco no local indicado pelo manual do proprietário e com o carro suspenso termine de remover os parafusos e guarde-os bem. Retire a roda do pneu furado, coloque o estepe e encaixe os parafusos, porém sem apertar.

Passo 3

Baixe o carro, remova o macaco e só então aperte os parafusos com a chave de roda. Não precisa de muita força, um bom aperto apoiando o braço já basta.

O OBSERVATÓRIO também faz uma importante lembrança: o estepe não deve ser usado por muito tempo – deve ser colocado apenas como uma medida provisória.