Como trocar seu jeans por sarja?

Tão coringa quanto o jeans, as calças de sarja garantem estilo e confortabilidade

As temperaturas elevadas e o início do verão serão a desculpa perfeita para você trocar seu jeans por sarja. O tecido que deixou de ser fabricado apenas com lã, recebe misturas de fibras sintéticas, microfibras e poliéster, transformando-o em um tecido leve, excelente escolha para os dias quentes.

Sarja é um termo que se refere ao padrão diagonal em que o tecido é muitas vezes costurado (ligamento sarja) o que confere um padrão distintamente inclinado, com uma textura nervurada e baixa elasticidade. Dessa forma, a sarja é mais durável e resistente do que o tecido liso, além de facilmente receber ajustes.

A sarja ainda é uma ótima opção devido a sua versatilidade, por ser encontrada em diversos caimentos, tons e lavagens, e possuir inúmeras formas de combinações, essa peça virou peça-chave, possível de compor tanto looks formais quanto informais.

Como usar a sarja no dia-a-dia

  • Na hora de comprar a calça de sarja, fique atento ao tamanho, ela precisa ser mais justas às pernas, mas não colada. Uma boa dica é comprar um número maior e levar a uma costureira para que ela ajuste em seu corpo.
  • Prefira cores neutras e tons pastéis, elas permitem um número maior de combinações e oferecem menos riscos ao seu visual. Tons como caramelo e verde-musgo estão em alta e, bem combinados, garantem elegância ao look.
  • As calças de sarja com bainhas é uma ótima opção para homens altos, já para os mais baixos, a dica é usar sarja lisa, pois essa aumenta a impressão de estatura.
  • Para os pés, a sarja é tão democrática quanto o jeans nessa hora, combinando com diversos modelos de calçados. Para não errar, opte por sapatos mais clássicos, junto a calça dobrada na barra viram um ótima combinação.

Estilo formal:

Por não carregar a informalidade do jeans e ser mais despojada e fácil de combinar do que a calça social, a sarja é uma ótima opção. Junto à uma camisa que combine com o tom da calça, um blazer, um cinto discreto e um sapato clássico é fácil compor um look elegante para eventos formais.

Estilo informal:

Com cautela nas escolhas de cores e estampas, o estilo informal apresente infinitas combinações com a sarja. Pólos, camisetas listradas ou lisas, com estampas de atitude, jaquetas, jaquetas jeans… Calças de sarja como as jogger (com elástico na barra) combina com tênis, outra tendência é o Sockles, usar o calçado “sem meia”, com a meia invisível.