Como traçar uma carreira de sucesso na vida?

Veja quais as dicas fundamentais para conquistar a autossuficiência no trabalho

Quem busca o sucesso profissional deve ter em mente quais são os seus objetivos e aspiração para que seja possível correr atrás do seu sonho. No entanto, não basta sonhar para que se cresça na profissão, e um plano de carreira é algo essencial para quem busca altas posições na carreira – traçando uma estratégia definida e detalhada com o conjunto de ações necessárias para alcançar o sucesso pleno e desejado.

Para traçar o seu plano de carreira da maneira mais adequada, três aspectos específicos devem ser lavados em conta: onde você está na sua carreira, onde deseja chegar e de qual maneira é possível fazer essa transição. Dentro desses fatores, algumas informações devem ser consideradas com atenção:

  • Onde você está?

– Qual sua formação acadêmica?

– Qual sua experiência profissional?

– Que cargo ocupa?

– Qual a remuneração atual?

– Quais são as suas competências?

  • Onde deseja chegar?

– Quais são, de fato, os seus objetivos a curto, médio e longo prazo?

  • Qual maneira de chegar?

– Quais os caminhos a percorrer para atingir o que almeja?

O bom senso deve ser levado em conta na hora de traçar este planejamento, e os objetivos devem ser claros e correspondentes à realidade; definidos de acordo com a sua experiência, as suas capacidades e competências.

Manter-se atualizado em relação às novidades e lançamentos da área em que se busca uma vaga também é essencial, além de participar de cursos, palestras e debates sobre os segmentos, que podem ser uma boa ideia para aumentar as suas chances de sucesso – no entanto, a escolha desse tipo de especialização deve ser bem criteriosa, evitando o desperdício de um tempo valioso na sua jornada.

Cuidar da sua rede de contatos profissionais e se envolver em eventos de network são mais algumas atitudes fundamentais para ampliar os horizontes; expondo-se para o mercado e apresentando a suas principais qualidades e competências.

Além de tudo, é necessário ter em mente que nem sempre esse tipo de plano corre de acordo com o esperado, e revisões anuais do seu plano de carreira são necessárias para manter a estratégia realista e cada vez mais próxima de se concretizar.