Como preparar molhos para acompanhar pastas italianas?

Veja algumas dicas de molhos para deixar o seu prato de pasta italiana como de um restaurante

Em qualquer lugar que você for, ou em qualquer lugar do mundo, existem milhares de combinações de comida diferentes, pois as receitas se adaptam ao clima, as atividades agrícolas, costumes e tipos de ingredientes do lugar em questão, mas a tradição é mantida.

Italianos são bastante rigorosos quando o assunto é massa. No país da bota, cortar macarrão ou servi-lo cozido demais é pecado. Porém, isso não é tudo. Muita gente não sabe, mas há regras também para misturar molhos ou ingredientes extras ao prato. E isso não é exagero, faz toda a diferença no resultado final.

Molhos marcantes

As massas secas, normalmente industrializadas, não têm sabor muito definido, mas absorvem bastante o tempero. Por isso vão bem com molhos marcantes como tomates, azeite, alho, ervas, frutos do mar e tudo o que dê personalidade a elas.

Molhos rústicos

Esta categoria, aliás, pode ser dividida em duas: massas curtas e longas. As primeiras casam melhor com molhos rústicos, já que têm formatos cheios de curvas e buracos capazes de capturar os pedaços e o suco do tempero. São também as mais indicadas para saladas. As longas, por sua vez, pedem molhos à base de alho, azeite, tomate. E quanto mais finas, melhor absorvem os condimentos

Molhos suaves

As massas frescas, aquelas feitas com ovos, são muito mais deliciosas. Portanto, ficam melhores com molhos suaves, legumes ou simplesmente com manteiga.

Molhos equilibrados

Já as recheadas, como ravióli, canelone e rondelle, ficam mais gostosas se preparadas no forno e vão bem com molhos sugo, bolonhesa ou outros à base de queijo. É possível brincar também com misturas leves como tomates e azeitonas ou apostar em um molho rosé, junção de molho branco e vermelho. Importante: aqui, é para manter o equilíbrio e evitar ingredientes de sabor muito forte.

 

Nem toda massa combina com queijo ralado. Esse acessório vai bem com os molhos vermelhos e alguns cremosos e, mesmo assim, se bem dosado. Sair despejando parmesão no prato pode acabar estragando a combinação, e fazendo sofrer o coração dos italianos.