Como se planejar financeiramente em tempos de crise?

Veja como economizar dinheiro até mesmo na crise

Fazer um planejamento financeiro, mesmo não sendo algo complicado, é incomum para a maioria dos brasileiros. E sendo pouco usual na bonança, que se dirá dos tempos de crise? Quem quer planejar como empregar seu dinheiro geralmente enfrenta duas dificuldades: mudar os hábitos de consumo e, principalmente, fazer isso em um momento de retração econômica. Contudo, apesar do cenário desfavorável, é possível transformar suas finanças e fazer um planejamento eficiente.

Antes de como iniciar um planejamento financeiro, entenda os benefícios de fazê-lo. Ele melhora a gestão dos seus recursos, tendo em conta que é mais viável economizar para cobrir déficits do que ganhar mais. O planejamento financeiro permite sanar problemas, antecipar complicações no orçamento e ter uma resposta rápida para as dificuldades.

Isso esclarecido, confira algumas dicas que podem mudar sua relação com o dinheiro:

Separe os gastos essenciais dos supérfluos

A única vantagem em um período de crise – acredite, existe uma – é o aumento da percepção sobre sua vida financeira. Nesses momentos, os bens e serviços mais essências saltam aos olhos por sua importância no seu dia a dia, e então é que se pode separar o fundamental daquele que não vai fazer falta. Separando o supérfluo, você iniciará o planejamento financeiro com os pés no chão, sabendo até onde pode chegar.

Procure não atrasar os pagamentos

Pague as contas em dias, isso não apenas manterá seu nome limpa, mas economizará dinheiro. Cumprindo seus compromissos, você não desperdiça seus recursos em multas e encargos financeiros.

Mantenha o foco e adeque seu padrão de vida

Ao se concentrar no planejamento, você garante manter o foco. Este é um trabalho que requer empenho, e você encontrará várias tentações de consumo que poderão minar sua resistência. Por isso a importância de alterar seu padrão de vida até encontrar o equilíbrio financeiro e formar uma reserva. Isto pode significar menos programas com amigos, viagens e compras. Manter o foco valerá seu esforço.

Crie uma meta

O futuro deve ser mais importante que o presente. Ele será próspero se o dever de cada de hoje for realizado corretamente. E o que vai ajudar você nesta tarefa é implementar uma meta, ou seja, o planejamento financeiro é o caminho, e a meta o alvo. Assim, se olhar sempre para frente, não sentirá tantos os solavancos do percurso.

 

O planejamento financeiro é essencial para manter as contas em dia e o saldo positivo, principalmente em tempos de crise. Separando os gastos essenciais, pagando as contas no prazo, mantendo o foco, adequando seu padrão de vida e criando metas, essa tarefa fica mais fácil.