Como limpar e cuidar da pele masculina?

Saiba a importância dos cuidados diários para manter uma pele limpa e saudável

A limpeza de pele devia ser obrigatória na vida de todos os homens, mas, infelizmente, esse hábito fica restrito ao sexo oposto. Porém, com uma abertura maior das indústrias aos cuidados do homem, hoje encontramos produtos semelhantes aos que as mulheres usam em seus tratamentos de beleza, direcionados e feitos especialmente para a nossa pele masculina.

Dessa forma, muitos estão começando a ter um zelo maior e deixando de lado o preconceito em ser metrossexual e cuidar de si – o que deveria ser feito por todos. No entanto, apesar de grande parte ainda não conseguir se direcionar a um centro de estética especializado para que então um profissional possa fazer a limpeza usando os produtos corretos, hoje vamos ensinar dicas diárias simples para melhorar o aspecto de qualquer cútis – lembrando que já falei aqui no Portal sobre os produtos que eu uso diariamente.

Limpeza

A pele do homem possui muitas diferenças da feminina, isso porque nós temos barba – que proporciona poros mais dilatados – e maior concentração de colágeno, elastina e vasos sanguíneos. Outra característica é que produzimos mais suor, e a mistura disso resulta em uma quantidade absurda de sujeira, substâncias indesejáveis e excesso de oleosidade.

Para comprovar isso, basta usar um adstringente – que retira as impurezas profundamente – e reparar no quanto de sujeira ele irá tirar. Ok, agora que já entendemos o porquê desse tratamento, vamos para o como:

Conhecendo sua pele: O primeiro passo é saber como sua pele é para investir em produtos específicos. Ela pode ser seca, oleosa, mista  e sensível, se você tiver dificuldades nessa etapa, consulte seu dermatologista e deixe que ele lhe recomende um tratamento.

Em todos os casos, um mousse de limpeza suave e para todos os tipos de pele é uma ótima opção inicial. Já se sua pele for sensível, irritadiça e capaz até de escamar durante algumas épocas do ano, opte por produtos de limpeza sem perfumes, corantes, sabão ou álcool.

Esfoliação: Na limpeza, esse é o principal processo, pois ele é responsável por retirar as impurezas mais profundas, remover a pele morta e limpar os poros. Além disso, facilita o barbeado, previne rugas/acne e ativa sua circulação. Porém sem exceder desse processo, o ideal para iniciantes são três vezes na semana. Você pode investir em produtos comprados ou buscar receitas caseiras. Na hora de esfoliar, faça movimentos circulares sem pressionar ou machucar a pele.

Hidratação: Essa etapa é fundamental para manter a boa aparência, ela é responsável por suavizar inúmeros problemas como: textura, reduzir linhas finas e rugas. Evite produtos com perfume, álcool, agentes antibacterianos e detergentes. Para não arriscar, escolha aqueles com óleos que promovem a hidratação; porém, se a sua pele for oleosa, fuja dessa fórmula, ok? Existem produtos específicos para você.

Protetor solar: Por fim, o que eu acho mais importante e que deve ser feito várias vezes ao longo do dia. Os efeitos nocivos do sol, envelhecimento precoce e vários tipos de câncer podem ser evitados com essa etapa.

Opte pelos protetores com filtros minerais como óxido de zinco ou dióxido de titânio e, no mínimo, FPS 30 para peles mais claras – ele filtra 96% dos raios UV – e FPS 15 para peles mais escuras – ele filtra até 87% de raios UV. Aplique o produto no rosto, mãos, pescoço ou qualquer outra área que fique exposta ao sol.

Peles oleosas: Escolha protetores em gel ou os cremes não comedogênicos, que substituam o óleo da fórmula por água.

Peles secas ou mistas: protetor solar com creme é uma ótima escolha, pois além de proteger, hidrata.