Como escapar do calor excessivo?

Veja as dicas fáceis para conseguir escapar do calorão

Temperaturas altas, calor, causando desconforto em algumas regiões do país. Por mais que seja época de curtir as férias, aproveitar os dias mais longos e pegar uma praia ou piscina, também é um momento para nos ater a alguns cuidados necessários para cuidar da saúde.

Apesar de o Brasil ser um país tropical, nem todas as casas, apartamentos e estabelecimentos possuem ar condicionado ou estão preparados para enfrentar o calor. Por este e outros motivos, veja a importância de alternativas para escapar do calor excessivo:

Beba água

Nunca é demais lembrar. Beber muita água ajuda em evitar a desidratação. A água ajuda, ainda, a regular a temperatura do corpo, repor os minerais, além de hidratar o organismo. Por isso, sinais como dor de cabeça, confusão, vômitos e tonturas são sinais da falta de hidratação. Evite beber bebidas alcoólicas e café, já que essas substâncias têm função diurética e podem facilitar a desidratação.

Alimentação

Cuide da alimentação. Tenha preferência por refeições mais leves. O ideal seria consumir grandes quantidades de frutas e legumes da estação, evitando refeições ricas proteínas, visto que aceleram o metabolismo, fazendo com que a temperatura do corpo aumente.

Banho

Tome quantos banhos você quiser – mas seja ciente com o consumo de água – e sempre troque de roupas. Uma dica interessante seria vestir roupas molhadas logo após o banho, pois, assim, elas vão secar seu corpo e você sentirá um frescor maior e por mais tempo.

Roupas

Enquanto às roupas, prefira cores mais claras e com tecidos mais leves e naturais, como o algodão, por exemplo. Roupas sintéticas e/ou muito justas apenas aumentarão sensação de calor. É válido também para as roupas de cama.

Uma tolha para refrescar

Quando sentir muito calor, deposite uma toalha molhada na testa ou no pescoço para diminuir a temperatura corporal até refrescar. Quando sentir necessidade, sempre molhe a toalha mais vezes.

Sombrinha, óculos e chapéus

Quando for sair de casa, sempre tenha em mãos uma sombrinha, pois terá uma sombra portátil. Chapéus e óculos de sol também são itens indispensáveis para os dias quentes.

Protetor solar

Um item indispensável. Não deixe de usar protetor solar em todas as áreas expostas ao sol e reaplicar conforme as informações do fabricante para evitar queimaduras.

Ventiladores

Posicione ventiladores em pontos estratégicos da casa para mandar o calor embora. Se quiser, coloque uma bacia de água em frente de cada ventilador para refrescar ainda mais.

Abra as janelas

Dê preferência para correntes de ar e evite a entrada do sol. Para isso, feche as janelas que estão de encontro com o sol e abra aquelas conforme o vento fresco sopra, além de fechar as cortinas para evitar que o sol aqueça ainda mais a casa.

Cozinhar

Evite cozinhar muito ou assar alimentos. O uso prolongado de fornos e fogões aquece a cozinha e, consequentemente, aumenta a temperatura da casa.

Bichinhos de estimação

Se você tiver algum bichinho de estimação, é importante se preocupar com o calor que ele também está sentindo, eles sentem tanto o calor quanto nós. Dê banho em gatos, cachorros e outros pets nesse período de calor. O bom também seria deixar um pano úmido no chão para que ele possa deitar e passar um pouco da água para seu pelo, para posteriormente deixá-lo próximo a um ventilador para se refrescar. Além, é claro, de cuidar da hidratação dele. Deixe sempre um potinho com água fresca.